Ibovespa avança após decisão do Fed e puxado por Petrobras e Vale. Wall St fecha com ligeira queda

Publicado em 21/03/2018 18:18

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 fechou em alta de quase 1 por cento nesta quarta-feira, após o banco central norte-americano manter a expectativa de gradualismo na elevação dos juros, com as ações de Petrobras e Vale entre os destaques positivos.

O Ibovespa subiu 0,97 por cento, a 84.976 pontos. O volume financeiro do pregão somou 11 bilhões de reais.

O Federal Reserve elevou a taxa de juros e projetou ao menos mais duas altas em 2018, sinalizando crescente confiança de que cortes de impostos e gastos do governo impulsionarão a economia e a inflação e levar a um aperto maior no futuro.

Também nesta quarta-feira o Banco Central brasileiro divulga decisão de juros. Pesquisa da Reuters mostrou que a inflação fraca provavelmente levará o Comitê de Política Monetária (Copom) a cortar a Selic novamente e pode até sinalizar outra redução à frente.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiram 4,21 e 3,8 por cento, respectivamente, na esteira da forte alta dos preços do petróleo no exterior. Na véspera, a companhia informou que sua produção média de petróleo no Brasil em fevereiro caiu 1 por cento ante o mês anterior.

- VALE ON avançou 2,16 por cento, tendo como pano de fundo alta do preço do minério de ferro à vista na China. A Reuters publicou nesta tarde, citando fontes, que fundos de pensão brasileiros liderados pela Previ planejam vender de 10 a 12,5 por cento de suas participações na mineradora por meio de uma oferta pública de ações.

- CSN ON fechou com elevação de 5,46 por cento, na máxima da sessão, após notícia de que os EUA devem começar em breve a negociar com Brasil isenção das tarifas de importação de aço e alumínio e comentário do presidente Michel Temer de que as novas tarifas não se aplicarão enquanto os países estiverem negociando. USIMINAS PNA avançou 2,47 por cento e GERDAU PN ganhou 1,52 por cento.

- EMBRAER valorizou-se 5,19 por cento, após reportagem do jornal Valor Econômico de que a Boeing e a fabricante brasileira de aviões trabalham para apresentar nesta semana ou na próxima a modelagem da aquisição dos negócios de aviação comercial da Embraer pela norte-americana.

- ESTÁCIO subiu 3,7 por cento. Na véspera, a companhia informou que o conselho de administração do grupo de ensino superior privado elegeu o economista Gustavo Zeno como diretor financeiro e de relações com investidores, no lugar de Leonardo de Andrade.

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB caíram 3,16 e 2 por cento, respectivamente, diante de novos reveses no processo para a privatização da companhia. Após uma sessão tumultuada da comissão especial da Câmara que analisa o projeto de lei de desestatização da empresa na véspera, uma nova reunião para continuar os trabalhos prevista para esta quarta-feira foi cancelada.

- WIZ ON, for do Ibovespa, disparou 21,5 por cento, após a empresa de serviços financeiros e de seguros revelar que abriu negociação com Caixa Seguridade, Caixa Seguros e CNP Assurances para ser a corretora para novas joint ventures para distribuição de seguros pela rede de agências da Caixa Ecoômica Federal.

Wall St fecha com ligeira queda após decisão do Fed de elevar juros

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos fecharam em ligeira queda nesta quarta-feira, com os principais índices devolvendo ganhos em negociações voláteis após o Federal Reserve elevar as taxas de juros dos EUA, enquanto um forte ganho no setor de energia ajudou a limitar perdas.

O Dow Jones caiu 0,18 por cento, a 24.682 pontos, o S&P 500 perdeu 0,18 por cento, a 2.711 pontos, e o Nasdaq recuou 0,26 por cento, a 7.345 pontos.

O Fed elevou as taxas de juros e projetou ao menos duas outras altas para 2018, sinalizando a crescente confiança de que os cortes de impostos dos EUA e gastos do governo impulsionarão a economia e inflação e levarão a aperto mais agressivo no futuro.

A alta era amplamente esperada e o novo chair do Fed, Jerome Powell, disse em uma coletiva de imprensa após o anúncio que o banco central dos EUA estava tentando adotar um "meio termo" na alta de juros.

"Esse é um Fed que realmente se sente bem sobre a economia, não só esse ano, mas também para o próximo", disse Jim Paulsen, estrategista chefe de investimentos no The Leuthold Group.

"A resposta inicial dos mercados foi de subir por causa da confiança que o Fed parece ter na economia. Mas com os rendimentos dos Treasuries subindo em antecipação de mais altas..., isso meio que assustou o mercado acionário de novo."

O setor financeiro, que se beneficia de um ambiente de taxa de juros mais elevada, ampliou ganhos brevemente após o anúncio, mas perdeu chão e fechou em queda de 0,03 por cento. Nomes mais sensíveis a taxas mais altas, como serviços, queda de 0,39 por cento, e imóveis, queda de 0,93 por cento, ficaram sob pressão.

O setor de energia subiu 2,63 por cento e ajudou a elevar as ações pela segunda sessão consecutiva. Os preços do petróleo atingiram uma máxima de seis meses após um declínio inesperado nos estoques dos EUA e com persistentes preocupações sobre possível interrupção na oferta do Oriente Médio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário