Mercado reduz projeções para inflação e crescimento econômico neste ano, mostra Focus

SÃO PAULO (Reuters) - A projeção para a inflação neste ano foi reduzida pela 10ª vez seguida na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira, caminhando na direção do piso da meta oficial, enquanto a visão para a economia teve ligeira piora.
Os economistas consultados no levantamento passaram a calcular a alta do IPCA em 2018 agora em 3,53 por cento, ante 3,54 por cento na semana anterior. A meta oficial para este ano é de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto porcentual.
Para 2019, o cálculo também sofreu um ajuste de 0,01 ponto percentual, mas para cima, a 4,09 por cento.
O IBGE divulga na terça-feira os dados de março do IPCA, e pesquisa da Reuters aponta que a inflação provavelmente desacelerou em março à mínima em cinco meses de 2,72 por cento em 12 meses, sugerindo que o BC pode ter esperado tempo demais para sinalizar novo corte de juros.
Ao mesmo tempo, a expectativa para o desempenho da economia brasileira piorou. A projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) registre uma expansão de 2,80 por cento neste ano, contra 2,84 por cento antes, avançando a 3 por cento em 2019, em projeção inalterada no levantamento.
A pesquisa mostra ainda que o mercado continua vendo que a Selic terminará 2018 a 6,25 por cento e 2019, a 8 por cento. Atualmente, a taxa básica de juros está em 6,5 por cento.
0 comentário
Ibovespa avança com apoio de Localiza e garante nova alta semanal
Dólar fecha sessão estável, mas completa quinta semana de perdas ante o real
Taxas dos DIs fecham quase estáveis, enquanto rendimentos dos Treasuries sobem
Turma do STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por buscar interferência de Trump em processo do pai
Índices europeus caem com redução de expectativas de corte de juros dos EUA
Geradores de energia mostram preocupação com possível veto de Lula a ressarcimentos