MPF/DF pede suspensão da liberação de sementes tolerantes ao glifosato

Publicado em 24/04/2018 07:44

O Ministério Público Federa (MPF) no Distrito Federal ajuizou uma ação civil pública visando suspender a liberação comercial de sementes transgênicas tolerantes ao herbicida glifosato, emitida pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), enquanto não for concluído o processo de reavaliação toxicológica da substância pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A partir da decisão técnica da Anvisa, a ação requer a readequação das liberações comerciais à conclusão da Anvisa, seja para cancelá-las ou liberá-las com ou sem restrições da agência. A ação encaminhada à 9ª Vara da Justiça Federal é assinada pelas procuradoras da República Ana Carolina Maia, Carolina Martins e Luciana Loureiro.

O MPF lembra que a CTNBio autorizou a liberação comercial das sementes transgênicas de soja, milho e algodão resistentes a glifosato e, para as procuradoras da República, “a comissão procedeu sem observância dos postulados da prevenção e da precaução, expondo o meio ambiente e a saúde pública a prejuízos incalculáveis”. Elas destacam comandos constitucionais, legais e compromissos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, que determinam a imperatividade de preservação do equilíbrio ecológico e da saúde humana.

Elas lembram que o Brasil é o país com a segunda maior área cultivada com transgênicos no mundo e o primeiro em uso de agrotóxicos e citam dados do Instituto Nacional do Câncer, segundo os quais, “o brasileiro consome, em média, 5,2kg de veneno agrícola por ano”.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    MPF/DF pede suspensão da liberação de sementes tolerantes ao glifosato!!! -- "A ação encaminhada à 9ª Vara da Justiça Federal é assinada pelas procuradoras da República Ana Carolina Maia, Carolina Martins e Luciana Loureiro"!!!... Comento:

    Neste Brasil da era Pëtralhas e de advogados de porta de cadeia que chegam até ser ministros do STF (e se creem uns semi-deuses), tres ignorantes que nao sabem a diferenca de uma planta de batata de uma de tomate (e que seguramente creem que tudo nasce nas prateleiras do supermercado e já nascem em caixinhas) , protocolam um pedido dessa natureza??!!.. Ignorantes é o menor adjetivo que se pode colocar nessas advogadinhas que passaram num concurso publico mas não sabem aonde ficam os seus narizes.

    Três ignorantes em quanto ao agro e economia se creem as donas do mundo querendo impedir que o Brasil um dos maiores produtores mundiais de grãos deixe de plantar transgênicos... Só no Brasil mesmo!! SEguramente elas tambem devem acreditar no Lulla e em papai Noel !!! Se ignorância desse cadeia essas três já deveriam estar na perpetua desde o nascimento!!! Só Deus mesmo com essa quantidade de gente despreparada em posições de mando nessa nação!! Bolsonaro 2018!! (Quem sabe melhora)!!!

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Esse caso das procuradoras e' um dos inúmeros exemplos de como um governo ruim que nada produz prejudica os setores que produzem.

      1
  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Gente do contra. Atrapalham mas não conseguem impedir o progresso.

    1
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Esse é o país do atraso. Gente que nem sabe o que é um pé de soja ou milho transgênico querendo a proibição. Alguém tem q fazer um estudo e mostrar para essa gente q se proibir os transgênicos vai aumentar muito a utilização de agrotóxicos.

      2