Arrecadação federal sobe 3,95% e tem melhor março desde 2015, mas desacelera ritmo

Publicado em 24/04/2018 15:09

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal subiu pelo quinto mês consecutivo em março, mas desacelerou o ritmo de crescimento em relação aos primeiros meses do ano, em meio aos sinais ainda irregulares da atividade econômica.

Os impostos e contribuições recolhidos no mês tiveram alta real de 3,95 por cento sobre março do ano passado, a 105,659 bilhões de reais, informou a Receita Federal nesta terça-feira.

O resultado foi o mais forte para março desde 2015 (+110,538 bilhões de reais), mas veio abaixo de estimativa de 110 bilhões de reais, apontada em pesquisa Reuters junto a analistas.

Tanto em janeiro quanto em fevereiro, o desempenho da arrecadação havia sido bem mais expressivo, com alta de 10,12 e 10,67 por cento, respectivamente, sobre iguais períodos de 2017.

A principal contribuição para a arrecadação em março veio com Cofins/PIS-Pasep, com avanço de 10,16 por cento na comparação com igual mês de 2017, a 21,416 bilhões de reais.

O Refis, programa de renegociação tributária, também seguiu ajudando o governo, somando 1,074 bilhão de reais no mês. Em março do ano passado, o parcelamento especial de dívidas tributárias rendeu 400 milhões de reais aos cofres públicos.

A Receita também informou que, no primeiro trimestre, a arrecadação teve crescimento real de 8,42 por cento, a 366,401 bilhões de reais.

O governo prevê arrecadação mais forte este ano em função da retomada da economia, com expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) suba 3 por cento, após alta de 1 por cento em 2017. O mercado, contudo, vem reduzindo suas projeções para a economia, após dados do início do ano virem abaixo do esperado em meio ao alto nível de desemprego e capacidade ociosa nas empresas. Para 2018, a meta de déficit primário é de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência), sendo que importantes medidas para dar folga a seu cumprimento, como a privatização da Eletrobras, ainda precisam de aprovação no Congresso Nacional.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário