Ibovespa fecha em baixa com cenário externo desfavorável

Publicado em 25/04/2018 18:10

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 fechou em queda nesta quarta-feira, contaminado pelo menor apetite a risco no exterior e desconforto em relação ao cenário político, com resultados corporativos também atraindo as atenções dos investidores, entre eles o do Santander Brasil e da Fibria.

O Ibovespa <.BVSP> caiu 0,5 por cento, a 85.044 pontos. O volume financeiro do pregão somou 11,13 bilhões de reais.

"O mercado ainda está digerindo a alta do Treasury para o patamar de 3 por cento", disse o gestor de uma corretora do Rio de Janeiro.

O rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano superou 3 por cento nesta sessão, com o nervosismo acerca do crescente endividamento daquele governo estimulando vendas, assim como preocupações com a inflação e apostas de mais altas dos juros pelo Federal Reserve. [nL1N1S21FR]

O movimento nos Treasuries enfraqueceu também Wall Street, em meio à apreensão sobre efeito nos custos das empresas. O S&P 500 <.SPX> fechou com variação positiva de 0,18 por cento, após sessão volátil, que incluiu balanços mais positivos, como o da fabricante de aviões Boeing .

No Brasil, o noticiário político também trouxe desconforto, disseram profissionais da área de renda variável, citando a pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial no Estado de São Paulo mostrando o pré-candidato do PSDB Geraldo Alckmin empatado com o adversário Jair Bolsonaro (PSL).

Eles também citaram como outro evento desfavorável na cena local a decisão da Segunda Turma do STF retirando dos processos que estão nas mãos do juiz federal Sérgio Moro trechos de delações feitas por executivos da Odebrecht que implicam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. [nL1N1S12FT]

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON cederam 2,99 e 3,17 por cento, respectivamente, em meio a notícias na mídia de que o leilão da cessão onerosa pode não ocorrer este ano. Duas fontes com conhecimento direto sobre o assunto disseram à Reuters que governo federal e Petrobras seguem com as discussões sobre o contrato de cessão onerosa, mas sem avanços concretos. [nL1N1S21GX]

- SANTANDER BRASIL UNIT caiu 3,06 por cento, mesmo após avaliação positiva de analistas para o resultado do banco no primeiro trimestre, com forte crescimento do lucro e rentabilidade recorde. O BTG Pactual disse que o resultado foi muito bom, mas destacou a ajuda da tesouraria. O Morgan Stanley elevou o preço-alvo do ADR de 9 para 10 dólares. No ano, a unit do Santander Brasil ainda sobe quase 25 por cento. [nL1N1S200W]

- ITAÚ UNIBANCO PN recuou 0,59 por cento e BRADESCO PN , que divulga resultado na quinta-feira antes da abertura da bolsa, subiu 1,22 por cento. Ainda no setor, BANCO DO BRASIL fechou em alta de 1,31 por cento, revertendo perdas da primeira parte da sessão.

- FIBRIA ON fechou com acréscimo de 0,52 por cento, após balanço que mostrou Ebitda ajustado de 1,824 bilhão de reais nos três meses encerrados em março, ante 644 milhões de reais apurados um ano atrás. Analistas do Santander consideraram os números "decentes", mas destacaram que os benefícios serão capitalizados pela SUZANO , que subiu 3,98 por cento. As duas empresas anunciaram no mês passado a união das suas operações. [nL1N1S214A][nL1N1QY1S6]

- TELEFÔNICA BRASIL PN caiu 0,53 por cento, com analistas considerando que os números da operadora, que atua sob a marca Vivo, ficaram em linha com as expectativas no primeiro trimestre. No período, a empresa teve alta de 10,2 por cento no lucro líquido contábil, a 1,098 bilhão de reais, com aumento da receita e queda dos custos operacionais. [nL1N1S20L9]

- VALE ON cedeu 0,75 por cento, tendo como pano de fundo o recuo dos preços do minério de ferro na China <.IO62-CNO=MB>, com investidores à espera do resultado da mineradora, após o fechamento da bolsa.

- HAPVIDA ON , que não está no Ibovespa, saltou 22,77 por cento, a 28,85 reais, em sua estreia na bolsa brasileira, após a operadora de planos de saúde precificar sua oferta inicial de ações a 23,50 reais no começo da semana, em operação que movimentou 3,43 bilhões de reais.

Wall Street fecha em leve alta com resultados ofuscando preocupações sobre custo

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os mercados acionários dos Estados Unidos entraram em território positivo nesta quarta-feira por otimismo sobre uma série de resultados animadores que foram quase ofuscados por preocupações com o aumento nos rendimentos dos Treasuries e custos corporativos.

O índice Dow Jones subiu 0,25 por cento, a 24.084 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,183712 por cento, a 2.639 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,05 por cento, a 7.004 pontos.

O S&P 500 e o Dow Jones fecharam em alta após uma sessão volátil, com o Dow encerrando uma sequência de cinco dias de perdas, ao mesmo tempo em que o Nasdaq registrou sua quinta queda consecutiva, pressionado por ações de tecnologia.

"Investidores estão cientes de que os cortes de impostos certamente impulsionaram resultados", disse Bernard Baumohl, economista chefe global da Economic Outlook Group.

"Mas estamos um pouco defasados no que diz respeito a esse ciclo. As taxas de juros também estão subindo. E em algum ponto, há uma questão sobre por quanto mais tempo essa expansão econômica continuará."

O rendimento dos Treasuries de 10 anos encerrou acima dos 3 por cento, com a oferta de dívida do governo subindo devido a uma escassez na receita após a ampla reforma tributária.

As ações da Boeing, maior fabricante de aviões do mundo, subiram 4,2 por cento depois que registrou um lucro trimestral maior do que o esperado em meio a fortes vendas de aviões comerciais, levando-a a elevar suas previsões após o recorde de 2017.

No entanto, o Twitter recuou 2,4 por cento depois que a rede social disse que espera uma desaceleração no crescimento da receita e crescentes custos, amenizando o otimismo sobre seu balanço.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário