Ibovespa sobe com recuperação de ações atreladas a economia doméstica; Petrobras recua

Publicado em 22/05/2018 18:10

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta terça-feira, apoiado na recuperação de ações atreladas à economia doméstica, particularmente bancos, enquanto papéis ligados a commodities fecharam na ponta negativa, incluindo as ações da Petrobras em meio a ruídos sobre os preços de combustíveis.

O índice de referência do mercado acionário doméstico subiu 1,13 por cento, a 82.738 pontos. O volume financeiro do pregão somou 14 bilhões de reais.

De acordo com profissionais da área de renda variável ouvidos pela Reuters, o arrefecimento da tensão comercial entre Estados Unidos e China no front externo e a atuação mais assertiva do Banco Central brasileiro no câmbio trouxeram algum ânimo aos negócios, mas o cenário ainda não inspira otimismo.

"É um dia de alívio, mas não significa que marca uma retomada da trajetória de alta, disse o estrategista para pessoa física da Santander Corretora, Ricardo Peretti.

Para ele, o Ibovespa deve continuar negociando entre 81 mil e 85 mil pontos em razão de incertezas presentes no horizonte, como a velocidade da alta de juros nos EUA, o quadro eleitoral no Brasil e o ritmo de recuperação da economia doméstica, após dados um pouco aquém do esperado no primeiro trimestre.

A queda recente de vários papéis também trouxe motivou compras, dado os ambientes externo e doméstico mais tranquilos.

"Hoje basicamente subiram os papéis mais ligados à atividade doméstica que sofreram enormemente este mês. Vários papeis voltaram para patamares do início de 2017, ou seja, com preços muito interessantes", afirmou o sócio da gestora Galt Capital, Igor Lima.

No exterior, o índice MSCI com ações de mercados emergentes subiu 0,68 por cento e o dólar caiu ante uma cesta de divisas. No Brasil, o dólar recuou 1,2 por cento, a 3,6447 reais na venda, acumulando desvalorização de 2,5 por cento desde a atuação mais forte do BC na véspera.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 2,42 por cento, após fortes perdas recentes, que levaram a desvalorização no mês de 12,7 por cento até a véspera. BRADESCO PN valorizou-se 2,87 por cento, também reagindo após quedas em maio, que alcançavam 10,2 por cento até segunda-feira.

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN caíram 2,47 e 1,36 por cento, em dia de queda em papéis ligados a commodities e com agentes financeiros ainda receosos sobre desdobramentos da greve dos caminhoneiros contra o aumento do diesel que possam afetar a companhia. O declínio, contudo, arrefeceu após comentários do presidente da Petrobras de que não haverá interferência do governo da política de preços da empresa. E o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que a Cide será zerada para reduzir os preços dos combustíveis. A petroleira anunciou mais cedo que reduzirá tanto os valores do diesel quanto os da gasolina nas refinarias a partir de quarta-feira.

- RUMO avançou 7,04 por cento, maior alta do Ibovespa. Em nota, o BTG Pactual destacou que a operadora de logística se beneficia da alta do diesel porque sua operação ferroviárias fica mais competitiva ante o transporte rodoviário. O diesel representa 40 a 50 por cento dos custos dos caminhões e responde por cerca de 25 a 30 por cento em despesas operacionais da Rumo. O BTG também citou que a Rumo possui repasse contratual de 30 por cento da variação dos custos do diesel para os preços.

- CVC BRASIL, operadora de turismo, subiu 5,62 por cento, com o setor sensível à economia doméstica como um todo recuperando-se após perdas recentes expressivas. CYRELA ganhou 6,02 por cento e LOCALIZA avançou 5,65 por cento.

- VALE caiu 1,25 por cento, na esteira do recuo dos preços do minério de ferro na China.

- SUZANO encerrou em queda de 5,99 por cento, na esteira do declínio do dólar ante o real, que abriu caminho para algum ajuste no papel, que acumula em 2018 elevação de mais de 130 por cento. O setor de papel e celulose como um todo recuou, com FIBRIA em queda de 2 por cento e KLABIN UNIT cedendo 1,5 por cento.

Wall Street fecha em queda com incerteza sobre diálogo comercial entre EUA e China; setor de energia cai

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas fecharam em baixa nesta terça-feira, pressionadas pela persistente incerteza sobre o resultado das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, além do declínio nas ações industriais e de energia.

O índice Dow Jones caiu 0,72 por cento, a 24.834 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,313574 por cento, a 2.724 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,21 por cento, a 7.378 pontos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que não está satisfeito com as recentes negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China e, mais cedo, disse que ainda não há acordo com a China sobre a ZTE.

Trump, lançou nesta terça-feira um plano para multar a ZTE e reorganizar a administração, depois que seu governo considerou retirar penalidades mais severas impostas pela violação de sanções ao exportar bens pro Irã.

Trump também disse que havia uma "oportunidade substancial" de seu encontro com o líder norte-coreano Kim Jong Un não ocorrer como planejado em 12 de junho.

Os comentários do presidente vieram depois que o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse no fim de semana que os dois países colocaram em suspenso a perspectiva de uma guerra comercial e concordaram em realizar mais negociações para impulsionar as exportações dos EUA para a China.

"Enquanto o dia se esgotava, os comentários de Trump sobre a Coreia do Norte e não ter um acordo com a ZTE acabaram trazendo as pessoas da euforia de ontem para uma realidade que esta questão com o comércio não vai terminar tão rapidamente quanto muitos pensavam", disse Robert Pavlik, estrategista-chefe de investimentos e gerente sênior de portfólio da SlateStone Wealth LLC.

O setor industrial caiu 1,3 por cento, um dia depois de registrar seu melhor ganho percentual em quase dois meses na trégua comercial, enquanto o índice de energia também caiu 1,3 por cento

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário