Setor siderúrgico do Japão teme efeito de guerra comercial entre EUA e China

Publicado em 19/06/2018 08:20

TÓQUIO (Reuters) - O presidente da associação de produtores de aço do Japão afirmou nesta terça-feira que está preocupado com a escalada na guerra comercial entre Estados Unidos e China e sobre um "colapso" na ordem no comércio global.

O aumento das tensões comerciais entre os dois países são um assunto de "grande preocupação", afirmou o presidente da Federação de Ferro e Aço do Japão, Koji Kakigi, a jornalistas. "Se a intensificação de conflitos comerciais disparar novas tarifas de importação, isso pode causar um colapso na ordem do comércio global", disse ele.

Kakigi, que também é presidente da JFE Steel, acrescentou que será um problema sério se o aparato que sustenta a Organização Mundial de Comércio (OMC) for abalado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na segunda-feira impor uma tarifa de 10 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses. [nL1N1TK1WV]

Kakigi afirmou que as tarifas de importação dos EUA sobre aço impostas em março não tiveram nenhum impacto elevado nas exportações japonesas da liga para o país.

Um total de cerca de 16 mil pedidos de usuários de aço nos EUA pediram isenções das tarifas ao governo norte-americano, mas até agora nenhuma requisição foi aprovada, afirmou Kakigi.

"Entendemos que o processo demora 90 dias em média e esperamos a primeira aprovação (de isenções de sobretaxas de importação) no início de julho", afirmou.

(Por Yuka Obayashi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA