Alimentos pressionam e IGP-M registra alta de 1,75% na 2ª prévia de junho, diz FGV

Publicado em 19/06/2018 09:00

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços de alimentos tanto no atacado quanto no varejo pressionaram e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 1,75 por cento na segunda prévia de junho, de 1,20 por cento no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 2,24 por cento na segunda leitura de junho, após subir 1,71 por cento no mês anterior.

O IPA mostrou que os preços dos Produtos Agropecuários se destacaram ao registrar um aumento de 3,26 por cento em junho, ante a elevação de 0,57 por cento em maio.

Já para o consumidor os preços mostraram maior pressão uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, acelerou a alta a 0,99 por cento no período, depois de 0,20 por cento na segunda leitura de maio.

O movimento teve como principal contribuição a alta de 1,47 por cento nos preços de Alimentação no período, de variação positiva de 0,04 por cento antes, com o comportamento de hortaliças e legumes, ainda na esteira dos efeitos da greve dos caminhoneiros no final de maio.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou 0,48 por cento na segunda prévia de junho, depois de subir 0,44 por cento na segunda leitura de maio.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

A segunda prévia do IGP-M calculou as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.

(Por Stéfani Inouye)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com receios sobre fiscal e Selic
Dólar dispara frente ao real em meio à reprecificação de ativos pelo mercado
Bowman, do Fed, diz ter discordado do corte de 0,50 p.p. nos juros por inflação acima da meta
STOXX 600 cai um dia após alta impulsionada pelo Fed
Candidato de oposição da Venezuela em exílio disse que foi avisado que seria preso
BCs podem enfrentar inflação volátil nos próximos anos, diz Lagarde