Prévia da confiança da indústria indica queda em junho com deterioração da avaliação atual, diz FGV

Publicado em 21/06/2018 08:47

SÃO PAULO (Reuters) - A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil indicou deterioração em junho diante de uma piora expressiva da percepção sobre o cenário atual, na esteira da greve dos caminhoneiros no final do mês passado, apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A prévia do ICI apontou recuo de 1,4 ponto no mês, para 99,7 pontos. A leitura foi resultado da queda de 6,2 pontos no Índice da Situação Atual (ISA), para 94,4 pontos.

Esse resultado compensou o ganho de 3,3 pontos no Índice de Expectativas (IE), que foi a 104,9 pontos.

"Entre os aspectos positivos está a normalização gradual das atividades produtivas ao longo do mês. Entre os negativos, a piora percebida da qualidade da política econômica e a maior proximidade das eleições", afirmou em nota a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV IBRE, Tabi Thuler Santos.

Ela ainda destacou que o aumento da incerteza econômica após a paralisação dos caminhoneiros do final de maio pode fazer com que o resultado final da pesquisa seja mais distante da prévia que de costume. A leitura final da pesquisa será divulgada em 29 de junho.

Após registrar estabilidade em abril e maio, a preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria aponta uma redução de 0,2 ponto percentual, para 76,3 por cento.

A produção industrial brasileira cresceu 0,8 por cento em abril na comparação com o mês anterior, resultado acima do esperado porém em um ritmo que está em risco após a greve dos caminhoneiros.

A paralisação prejudicou o abastecimento de combustíveis, alimentos e outros insumos em todo o país, afetando a atividade econômica.

(Por Stéfani Inouye)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética