Dólar tem leves oscilações ante real de olho em exterior e BC

Publicado em 21/06/2018 11:42

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leves oscilações ante o real nesta quinta-feira, em meio a preocupações sobre intensificação do conflito comercial entre Estados Unidos e China e com o mercado de olho na cena política local.

A atuação do Banco Central seguia pairando sobre o mercado de câmbio, já que prometeu injetar até 10 bilhões de dólares em swap cambial tradicional nesta semana.

Às 11:39, o dólar avançava 0,29 por cento, a 3,7937 reais na venda, depois de terminar a véspera em alta de 1 por cento. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,60 por cento.

"Tem a possibilidade de o BC fazer os leilões de swap, mas tem o político local pesando", afirmou o sócio da Onnix Corretora, Vanderlei Muniz. "O exterior também está sendo bem acompanhado", acrescentou.

O BC anunciou para esta sessão oferta de até 8.800 swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho.

E, quando o dólar bateu na máxima do dia de 3,80 reais, a autoridade monetária chamou outro leilão, ofertando e vendendo integralmente 20 mil novos swaps, o que reduziu o movimento de alta da moeda norte-americana. Com isso, já injetou o equivalente a 3 bilhões de dólares em swaps, do total de 10 bilhões de dólares prometido.

"Acredito que o BC deve ficar só olhando quando o dólar estiver entre 3,75 e 3,80 reais, deixando o mercado se ajustar sozinho", afirmou Muniz.

O cenário político doméstico vem sendo acompanhado de perto pelos investidores, diante da dificuldade de candidatos que considerem mais comprometidos com o ajuste fiscal de subirem nas pesquisas de intenção de voto.

Outra preocupação era o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode colocar em liberdade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o dia 26. Nessa situação, ele seria um forte cabo eleitoral, podendo desequilibrar a disputa em favor de candidatos que menos agradam aos investidores.

No mercado externo, o dólar operava em leve queda ante uma cesta de moedas e misto ante as divisas de países emergentes, com o mercado de olho nas notícias sobre a intensificação do conflito comercial entre Estados Unidos e China, com temores de que uma disputa mais séria seja inflacionária para a economia norte-americano, levando o banco central do país a apertar mais as taxas de juros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário