Para Fux, "fake news" pode levar a anulação de eleição

Publicado em 21/06/2018 14:28

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou nesta quinta-feira que os resultados de uma eleição podem ser anulados pela Justiça Eleitoral se eventualmente ficar comprovado que houve uma influência maciça das fake news, as notícias falsas, na disputa.

O comentário de Fux foi feito em entrevista após evento promovido pelo TSE e pela Delegação da União Europeia no Brasil sobre as fake news.

O presidente do TSE destacou que a legislação tem mecanismos para prever a anulação do pleito quando a difusão de conteúdo falso tenha influído no resultado.

“O artigo 222 do Código Eleitoral prevê que se o resultado de uma eleição qualquer for fruto de uma ‘fake news’ difundida de forma massiva e influente no resultado, o artigo 222 prevê inclusive a anulação. É claro que isso demanda um acervo probatório, uma cognição, conhecimento profundo daquilo que foi praticado. Mas a lei prevê esse tipo de sanção”, afirmou o ministro.

Fux --que passa o comando do TSE em agosto para a ministra Rosa Weber-- tem feito declarações nessa linha e demonstrado grande preocupação com a disseminação de notícias falsas nas eleições de outubro.

(Reportagem de Ricardo Brito)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário