Expectativa para Selic este ano permanece em 6,5%; mercado vê dólar e inflação mais altos

Publicado em 25/06/2018 08:59

SÃO PAULO (Reuters) - As expectativas para a taxa básica de juros foram mantidas na pesquisa Focus com economistas, que ainda reduziram as projeções de crescimento e elevaram as contas para a inflação e o dólar este ano, depois que o Banco Central citou piora no mercado externo e recuperação "mais gradual" da economia brasileira neste ano.

O mercado continua vendo que a Selic terminará este ano a 6,5 por cento e 2019 a 8 por cento, mesmo cenário do grupo que reúne os que mais acertam as previsões, o chamado Top-5.

Na semana passada, o BC manteve a taxa básica de juros em 6,50 por cento ao ano como esperado, indicando, segundo especialistas, que não deve mexer tão cedo na Selic. Os investidores aguardam agora a ata do encontro a ser divulgada na terça-feira em busca da mais pistas sobre o pensamento do BC.

Os especialistas consultados no Focus elevaram a projeção para o dólar neste ano pela segunda semana seguida, a 3,65 reais, de 3,63 reais antes. Para 2019, a conta permaneceu em 3,60 reais.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas sofreram fortes reduções -- para 2018, os especialistas passaram a ver crescimento de 1,55 por cento e, para 2019, de 2,60 por cento, ante 1,76 e 2,70 por cento respectivamente antes.

Para a inflação, a estimativa de alta do IPCA chegou a 4,00 por cento em 2018, de 3,88 por cento na semana anterior, com a conta para 2019 permanecendo em 4,10 por cento.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética