Ibovespa sobe no final com expectativas sobre disputa presidencial; Vale recua

Publicado em 19/07/2018 18:04

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa reverteu as perdas no ajuste de fechamento e encerrou em alta nesta quinta-feira, guiado pela melhora da ações de bancos e da Petrobras, em meio a expectativas relacionadas a potenciais coligações para a corrida presidencial.

O principal índice de ações da B3 subiu 0,16 por cento, a 77.486,84 pontos, mudando nos últimos minutos o sinal registrado na maior parte do pregão. O volume financeiro na bolsa somou 10,2 bilhões de reais.

De acordo profissionais da área de renda variável, notícias de que o grupo dos chamados partidos de centro formado por PP, DEM, PR, SD e PRB, conhecido como blocão, caminhava para apoiar o pré-candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, sustentaram a melhora.

Um dos gestores ouvidos pela Reuters disse que a chance de o blocão apoiar o pedetista Ciro Gomes aventada nesta semana pesou no pregão na véspera e mais cedo nesta sessão, mas a sinalização de que isso não aconteceria repercutiu positivamente.

Na mínima nesta sessão, o Ibovespa caiu 1,9 por cento, a 75.889,82 pontos.

Fontes envolvidas diretamente nas negociações afirmaram à Reuters que Alckmin e interlocutores próximos fizeram uma contraofensiva nos últimos dias e que o blocão pode até fechar uma aliança formal com o tucano.

“Na prática, ele (Alckmin) ganha tempo de rádio e TV e tende a enfraquecer seus oponentes”, destacou o analista-chefe da Rico Investimentos, Roberto Indech.

“Essa perspectiva anima o mercado porque ele seria um candidato que mais se aproxima do discurso de continuidade das reformas de ajuste fiscal necessárias ao país. Por enquanto é um dos poucos que se posicionaram em relação a esse tema”, disse.

No exterior, o índice acionário norte-americano S&P 500 recuou, após resultados decepcionantes e aumento da tensão comercial diante da possibilidade de a União Europeia retaliar com tarifas sobre bens importados dos EUA.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO subiu 1,44 por cento e BRADESCO PN avançou 1,26 por cento, ganhando fôlego no final da sessão com o noticiário político-eleitoral, enquanto BANCO DO BRASIL reduziu as perdas para 0,89 por cento. SANTANDER BRASIL UNIT avançou 0,37 por cento.

- PETROBRAS PN fechou em alta de 1,94 por cento e PETROBRAS ON avançou 1,16 por cento, também reagindo às expectativas ligadas à corrida presidencial, apesar da queda dos preços do petróleo Brent.

- KROTON avançou 6,19 por cento, em sessão positiva para o setor de educação, com ESTÁCIO valorizando-se 2,76 por cento. No ano, essas ações ainda acumulam declínios de 33,7 e 24,3 por cento, respectivamente.

- TIM subiu 1,87 por cento, também revertendo as perdas em boa parte da sessão, antes da divulgação do resultado do segundo trimestre nesta quinta-feira. Analistas do BTG esperam mais um resultado forte, citando entre os suportes foco na migração de contas pré para pós-pagas.

- VALE caiu 3,93 por cento, respondendo pela maior pressão individual de baixa no Ibovespa, em meio a receios sobre aumento da tensão comercial no exterior. Analistas do Itaú BBA esperam resultados sólidos da mineradora no segundo trimestre, mas com estabilidade do Ebitda na base trimestral.

- GOL PN cedeu 2,42 por cento, em sessão de alta do dólar ante o real, após cinco pregões seguidos de alta, período em que as ações da companhia aérea acumularam alta de mais de 20 por cento. A empresa de programas de fidelidade SMILES, controlada pela Gol, caiu 1,8 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário