Regulador chinês pede apoio de instituições financeiras a investimento em infraestrutura

Publicado em 19/08/2018 15:52

PEQUIM (Reuters) - O regulador do sistema bancário e de seguros da China pediu que instituições financeiras deem mais apoio a investimentos de infraestrutura, importadores e exportadores, e empresas com credibilidade passando por problemas temporários.

Em um comunicado divulgado em seu website no fim de sábado, a Comissão Regulatória Bancária e de Seguros da China também pediu que as instituições aumentem a proporção de empréstimos de médio e longo prazo para evitar uma pressão às empresas no fim do mês ou do trimestre.

A medida vem em meio a um período de incerteza para a economia chinesa, em parte devido à intensificação da tensão comercial com os Estados Unidos.

No sábado, o regulador pediu que bancos e seguradoras lidem com "pontos fracos" no setor de infraestrutura da China e cooperem com governos locais para identificar suas necessidades, mas sejam cautelosos para elevar seus níveis de dívida.

O órgão também disse que instituições financeiras não deveriam retirar "cegamente" financiamento a empresas que têm bom histórico de crédito, mas que estão passando por "dificuldade operacional temporária", sem nomear qualquer empresa do tipo.

O apoio também deveria ser dado a empresas voltadas para comércio internacional afetadas pela situação do mercado internacional e atravessando problemas, mas que mantenham boas perspectivas de desenvolvimento, acrescentou o órgão regulador.

China tem terceiro surto de peste suína africana

PEQUIM (Reuters) - O Ministério da Agricultura da China disse neste domingo que 88 suínos morreram da peste suína africana na cidade de Lianyungang, no leste do país, no terceiro surto deste mês, quando a doença altamente contagiosa ameaça se espalhar pela maior população de porcos do mundo.

Um total de 615 suínos foi infectado desde 15 de agosto com a peste em Lianyungang, na província de Jiangsu, onde autoridades proibiram o transporte de suínos, produtos derivados e animais que podem ser infectados com facilidade, disse o Ministério.

Medidas de emergência, incluindo abater e desinfetar animais, contribuíram para controlar de forma "efetiva" o surto no distrito de Haizhou na cidade, declarou o Ministério.

O Ministério não respondeu de forma imediata a um pedido para que comentasse como está agindo para conter o alastramento da peste suína.

Os casos em Jiangsu são o terceiro surto de febre suína africana na China neste mês. A doença, para a qual não há vacina disponível, nunca havia sido detectada no leste da Ásia. Ela não afeta humanos.

Por estrada, Lianyungang está a 1.300 km ao sul de Shenyang, a capital de Liaoning, província onde o primeiro caso da febre na China foi detectado em 3 de agosto.

Um segundo surto foi relatado na quinta-feira a cerca de 600 km de Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro do país.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA