Com eleição no radar, Ibovespa fecha em alta com Vale e siderúrgicas em destaque

Publicado em 20/08/2018 17:05

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com as ações de mineração e siderurgia em destaque, em sessão marcada pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações e com agentes financeiros especulando sobre a corrida presidencial no país.

O principal índice acionário da B3 avançou 0,39 por cento, a 76.327,89 pontos, oscilando da mínima de 75.607,85 à máxima de 76.497,03 pontos. O volume financeiro alcançou 17,6 bilhões de reais, ampliado pelo exercício de opções de quase 8 bilhões de reais.

Pesquisa CNT/MDA divulgada no final da manhã mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa presidencial, mesmo preso em Curitiba desde abril, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), favorito pelo mercado, mostra dificuldades para engrenar.

O índice tocou a mínima logo após a divulgação da pesquisa, mas reduziu a perda e reverteu à tarde. Para profissionais da área de renda variável, não agradam o fato de Alckmin seguir patinando e o elevado patamar votos brancos e nulos.

"Dizer que é um cenário 'apenas ruim' é quase ser otimista", afirmou um deles. "Apesar de algumas especificidades do levantamento, como a ausência de um cenário sem Lula, o mercado ficou bem desconfortável com a pesquisa", acrescentou outro.

A bolsa fechou com agentes financeiros na expectativa de pesquisas Ibope e Datafolha previstas para a semana, as primeiras desses institutos após os registros das chapas que disputarão as eleições em outubro. No caso do Ibope, a previsão é de que o levantamento saia ainda nesta segunda-feira.

No exterior, a semana começou com viés mais positivo, com alta nos preços dos metais e do petróleo, além de mais otimismo para um desfecho positivo na disputa comercial entre EUA e China. Em Wall Street, o S&P 500 subiu 0,24 por cento.

DESTAQUES

- VALE fechou em alta de 1,26 por cento, na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China.

- USIMINAS PNA subiu 5,42 por cento, em sessão de avanço dos preços do aço na China e com relatório do JPMorgan elevando recomendação das ações para overweight. GERDAU PN ganhou 3,58 por cento e CSN teve acréscimo de 4,77 por cento, tendo ainda no radar anúncio que vai pagar um dividendo extraordinário de 890 milhões de reais a partir de 29 de agosto.

- MARFRIG fechou em alta de 3,53 por cento, em dia volátil, após a companhia confirmar a venda da sua unidade Keystone Foods para a norte-americana Tyson Foods por 2,4 bilhões de dólares, movimento para reduzir sua alavancagem financeira e se concentrar em carne bovina.

- TIM avançou 3,21 por cento, na esteira de relatório do Credit Suisse afirmando que a ação está atrativa não apenas em relação a seus pares, mas também em termos absolutos e elevando a recomendação para 'outperform', com o preço-alvo passando de 15 para 16 reais.

- PETROBRAS PN caiu 0,54 por cento, tendo no radar as expectativas com o cenário eleitoral, mas também um incêndio de grandes proporções na refinaria da companhia em Paulínia (SP) na madrugada desta segunda e paralisou a produção. A empresa informou que conseguirá garantir o abastecimento no curto prazo.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,69 por cento, BRADESCO PN encerrou com variação positiva de 0,63 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT subiu 0,46 por cento, enquanto BANCO DO BRASIL cedeu 2,66 por cento, uma das maiores quedas do índice.

- ESTÁCIO recuou 3,25 por cento, liderando as perdas do Ibovespa, em sessão negativa para o setor de educação, com KROTON encerrando em baixa de 1,67 por cento.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário