Trump pede investigação do NY Times após coluna anônima crítica

Publicado em 07/09/2018 16:04

A BORDO DO AIR FORCE ONE (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Departamento de Justiça norte-americano que investigue o New York Times após a publicação de coluna nesta semana por um funcionário anônimo da administração questionando sua aptidão para o cargo.

Trump também disse que está considerando tomar medidas contra o Times, cujas ações se moveram levemente para baixo após seus comentários serem publicados.

"Vamos ver. Estou vendo isso agora", disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One.

O secretário de Justiça, Jeff Sessions, "deveria estar investigando quem foi o autor do texto porque eu realmente acredito que seja de segurança nacional".

Trump não indicou que tipo de ação ele estava considerando contra o Times e não estava claro em quais bases legais ele poderia agir.

Uma porta-voz do Departamento de Justiça não confirmou nem negou as informações. O Times não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

Alguns dos principais assessores de Trump negaram responsabilidade pela publicação, que foi publicada na quarta-feira sem um nome, no que o Times disse ser uma medida rara, mas necessária para proteger o escritor.

     Na coluna, o escritor criticou a "amoralidade" e o estilo de liderança de Trump. O funcionário disse que há vários funcionários norte-americanos que fazem parte de uma "resistência silenciosa" dentro do governo que "trabalha diligentemente para frustrar partes de sua agenda e suas piores inclinações".

Trump ataca regularmente a mídia por se concentrar em notícias negativas sobre sua administração e critica o que ele percebe como "notícias falsas". Ele repetiu no Air Force One que acredita que as leis de difamação deveriam ser apertadas.

(Por Steve Holland)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe conforme dados mantêm expectativas de corte do Fed intactas
Ibovespa desaba com pré-candidatura de Flávio Bolsonaro revertendo começo de mês positivo
Dólar tem forte alta e atinge R$5,4346 após Flávio Bolsonaro ser apontado pelo pai como candidato
Bolsonaro diz a aliados que pretende lançar Flavio ao Planalto; dólar dispara
Poder360: Maduro quer brasileiros nas ruas “para apoiar a Venezuela”
Importação de diesel pelo Brasil no ano salta com menor oferta e consumo aquecido, diz StoneX