Se chegar a 38%, Bolsonaro aumenta chances de vencer no 1º turno (em O Antagonista)

Publicado em 19/09/2018 15:31
Moro: “Ao invés de esclarecer os fatos, Lula apela à fantasia da perseguição política”
Em menos de um mês, Jair Bolsonaro saiu do patamar de 20% para 30% nas intenções de voto dos institutos de pesquisa.
Analistas ouvidos por O Antagonista avaliam que se, o candidato continuar subindo, poderá atingir 38% na véspera da eleição – o que deve precipitar o chamado voto útil.
Esse cenário se consolida se Ciro Gomes desidratar e Fernando Haddad chegar a 28%. O eleitor que não vota de jeito nenhum no PT vai migrar para o candidato do PSL e quitar a fatura no primeiro turno.

Haddad e a rejeição que sobe (no ESTADÃO, coluna BR18)

Os petistas, claro, comemoram o crescimento de 11 pontos porcentuais de Fernando Haddad na pesquisa Ibope. O que não podem festejar é a subida da rejeição a Haddad, que pulou de 23% para 29% no mesmo período.

Isso indica que a medida em que aumenta o grau de conhecimento de sua candidatura, também sobe sua rejeição. /M.M.

VERA MAGALHÃES: Virou plebiscito sobre o PT (BR18/ESTADÃO)

A polarização entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad detectada pela pesquisa Ibope Estadão/TV Globo de forma mais acentuada que na semana passada mostra como o caráter plebiscitário sobre o PT e Lula vem pautando esta eleição –e como pode ter sido subestimado por nós, analistas, pelos candidatos e pelo resto da sociedade.

Diante da forma afoita com que, ao primeiro sinal de crescimento do “ungido” de Lula, os petistas se puseram a explicitar o projeto de libertá-lo, indultá-lo, “fazer-lhe justiça”, como quer que se chame, Haddad atraiu, sim, o voto lulista, mas houve uma reação de maior proporção daqueles –inclusive no mercado– que topam tudo, menos a volta do PT ao poder, ainda mais com esta agenda. / Vera Magalhães

Bolsonaristas ex-lulistas

O PT identificou uma migração de votos de Lula para Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro, registra Lauro Jardim.

Se fizer um pouco mais de esforço, o partido pode identificar igual movimento em vários outros estados, inclusive nos do Nordeste.

PT antecipa ataques contra Bolsonaro

O PT está mesmo com medo de Jair Bolsonaro vencer no primeiro turno.

Lauro Jardim reforça que “preocupado com o voto útil”, o partido decidiu partir para o ataque contra o candidato do PSL, o que, inicialmente, estava previsto apenas para o segundo turno.

Você quer saber o que está por trás da campanha do petista Fernando Haddad para a Presidência? Clique AQUI. (O Antagonista)

Moro: “OAS e Odebrecht gastaram R$ 1 milhão com reformas no sítio e em favor de Lula”

Sergio Moro afirmou ao STF que a ação penal do sítio de Atibaia tem conexão com a Lava Jato porque seu objeto abrange reformas na propriedade custeadas pela Odebrecht, pela OAS e por José Carlos Costa Marques Bumlai; e que os elementos probatórios sustentam a ligação entre elas e contas gerais de propinas com recursos, registra o Jota.

“Em outras palavras, empreiteiras como a OAS e Odebrecht envolvidas em acertos de corrupção em contratos da Petrobras gastaram, segundo a acusação, cerca de um milhão de reais em reformas no Sítio de Atibaia e em favor do ex-Presidente”, resumiu Moro.

“Se os elementos probatórios citados são suficientes ou não para a vinculação das reformas do Sítio a acertos de corrupção em contratos da Petrobras, ainda é uma questão a analisar na ação penal após o fim da instrução e das alegações finais”, explicou o juiz.

Moro: “Ao invés de esclarecer os fatos, Lula apela à fantasia da perseguição política”

Sergio Moro criticou a atuação da defesa de Lula nas ações penais do sítio de Atibaia e do Instituto Lula, registra o Jota.

Ao informar ao STF que as manteve sobre sua competência, o juiz afirmou que, “ao invés de esclarecer os fatos e os motivos, prefere ele [Lula] refugiar-se na condição de vítima de imaginária perseguição política”.

Moro julgou improcedentes duas exceções de incompetência da defesa de Lula contra sua atuação no caso.

Para o juiz, a defesa até agora “não apresentou qualquer explicação nos autos, por exemplo, quanto aos fatos que motivaram as reformas” do sítio “e se ele, o acusado” Lula, “ressarciu ou não as empreiteiras [OAS e Odebrecht] ou seu amigo [José Carlos Bumlai] pelos custos havidos. Até o momento, vigora o silêncio quanto ao ponto”.

“Poderia a Defesa” de Lula “esclarecer de imediato por qual motivo essas empreiteiras e o referido empresário, com contratos na Petrobras e com condenações em acertos de corrupção em contratos da Petrobras, teriam custeado essas reformas de cerca de um milhão de reais no Sítio de Atibaia e que era por ele utilizado com regular frequência, o que facilitaria a avaliação do Juízo, mas até o momento ela não o fez. Ao contrário, ao invés de esclarecer os fatos concretos e contribuir com a elucidação da verdade, prefere a defesa” de Lula “apelar para a fantasia da perseguição política.”

Moro: “Conta de propinas abrangia toda a relação da Odebrecht com a Presidência (de Lula)”

Em relação à ação penal do Instituto Lula, Sergio Moro defendeu ante o STF que na “suposta conta geral de propinas entre a Presidência e o Grupo Odebrecht consta lançamento de débito a título de ‘Prédio (IL)’ no valor de R$ 12,422 milhões e que guarda certa correspondência com a aquisição pelo Grupo Odebrecht do prédio que é objeto deste feito”.

O juiz aponta o endereço do terreno: “Doutor Haberbeck Brandão, 178, São Paulo/SP, matrícula 188.853 do 14ª Registro de Imóveis de São Paulo”.

“Há também elementos probatórios, em cognição sumária, que apontam que essa conta abrangia toda a relação do Grupo Odebrecht com a Presidência”, acrescenta Moro.

Lula é a prova de que o general Mourão está certo

Lula encaminhou uma carta para o general Mourão.

Ele disse:

“General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana. Se o senhor já pensava assim não deveria ter chegado a general e muito menos querer ser vice-presidente.

Eu e sete irmãos fomos criados por uma mulher analfabeta chamada Dona Lindu e duvido que exista alguém na sociedade brasileira que educou os filhos melhor do que ela. Pode ter igual, melhor nunca.

General, um conselho, faça um curso sobre o Humanismo.”

O general Mourão disse que filhos de mães solteiras têm mais probabilidade de cair no crime. Lula é a prova de que ele está certo.

Lewandowski diz que quer liberar recurso de Lula até semana que vem

O ministro Ricardo Lewandowski disse que tentará liberar o recurso de Lula contra a prisão depois de condenação em segunda instância até semana que vem.

Na semana passada, quando o placar estava em 7 a 1 contra o presidiário, Lewandowski pediu vista do recurso que estava sendo decidido no plenário virtual.

Com o pedido do ministro, o caso será transferido para o plenário físico.

Os seis computadores usados por Adélio

Raul Jungmann também disse hoje que ainda estão sendo analisados os computadores usados por Adélio Bispo de Oliveira, o esfaqueador de Jair Bolsonaro, em uma lan house.

“O agressor foi à lan house. [A polícia] fez uma apreensão de seis máquinas e vai olhar tudo o que tem ali dentro.”

O ministro, que chegou a cravar que o atentado teria sido ação de um “lobo solitário”, não descarta a possibilidade de coautoria.

Atentado contra Bolsonaro: primeiro inquérito nesta semana

O inquérito que apura autoria, materialidade e circunstância do atentado contra Jair Bolsonaro pode ser concluído nesta semana, informou o ministro Raul Jungmann.

“A PF está empenhada em concluir no prazo. Se faltar alguma perícia ou dado, pede-se mais dois ou três dias, mas não deverá exceder isso.”

Jungmann reforçou que um segundo inquérito será instaurado, para uma investigação mais ampla.

O ANTAGONISTA: PF pode eleger Bolsonaro no 1º Turno

Acompanhe o comentário de Claudio Dantas:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário