Opep corta projeção de demanda por petróleo em 2019

Publicado em 11/10/2018 11:42

LOGO REUTERS

LONDRES (Reuters) - A Opep reduziu sua previsão de crescimento da demanda global por petróleo no próximo ano pelo terceiro mês consecutivo, citando ventos contrários enfrentados pela economia em geral, e em grandes países consumidores em particular, em meio a disputas comerciais e mercados emergentes voláteis.

Em seu relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que a demanda mundial por petróleo aumentaria em 1,36 milhão de barris por dia (bpd) no ano que vem, marcando uma queda de 50 mil bpd em relação à estimativa anterior.

O grupo também cortou a previsão de demanda em 2019 para seu próprio petróleo em mais 300 mil bpd frente o mês passado, para 31,8 milhões de bpd, o que, por sua vez, marca uma queda de 900 mil bpd em relação à projeção para 2018.

A Opep informou que sua produção própria aumentou em 132 mil bpd em setembro, para 32,76 milhões bpd, a mais alta desde agosto de 2017, de acordo com o relatório mensal.

A Arábia Saudita e a Líbia aumentaram a produção no mês passado em 108 mil bpd e 103 mil bpd, respectivamente, mais do que compensando o declínio de 150 mil bpd do Irã, para 3,447 milhões de bpd, como reportado por fontes secundárias.

A Opep disse que o Irã afirmou ao grupo que sua produção de petróleo caiu em apenas 51 mil bpd, para 3,775 milhões de bpd.

O grupo, liderado pela Arábia Saudita, prometeu aumentar a produção para compensar a perda de qualquer oferta iraniana diante das sanções dos EUA que entrarão em vigor no próximo mês.

(Por Amanda Cooper)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário