EUA arrastam câmbio da China para centro de disputa comercial, FMI faz apelo por solução

Publicado em 13/10/2018 17:22

NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - Os Estados Unidos buscam tornar o câmbio uma parte central de qualquer solução para sua disputa comercial com a China, mantendo pressão sobre Pequim para acelerar reformas econômicas em uma reunião de formuladores de políticas, que se comprometeram a fazer mais para proteger o crescimento global.

O presidente do banco central da China, Ya Gang, prometeu neste sábado manter o valor do iuan “amplamente estável”, nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, em Bali, onde o FMI tenta levar as duas maiores economias do mundo a resolver suas disputas.

O comunicado do presidente do Banco Popular da China para o comitê de direção do FMI destacou que o país não adotará desvalorizações competitivas da moeda.

“A China continuará a deixar o mercado desempenhar um papel decisivo na formação da taxa de câmbio”, disse Yi no comunicado. “Não vamos nos engajar em desvalorizações competitivas e não usaremos a taxa de câmbio como uma ferramenta para lidar com atritos comerciais."

Um comunicado emitido pelos países-membros do FMI neste sábado – que veio depois de um novo tumulto nos mercados financeiros – também buscou acalmar investidores nervosos com a promessa de reforçar o diálogo em assuntos comerciais.

O secretário do Tesouro Americano, Steven Mnuchin, afirmou neste sábado que oficiais chineses disseram a ele que a depreciação do iuan não era do interesse da China. Ele afirmou à Reuters, em entrevista na sexta-feira, que problemas de câmbio precisam fazer parte das conversas entre EUA e China.

“Queremos assegurar que a depreciação (do iuan) não seja usada com propósitos competitivos no comércio”, disse Mnuchin a repórteres neste sábado.

O iuan caiu mais de 8 por cento em relação ao dólar desde o fim de abril, para aproximadamente 6,91 no fechamento de sexta-feira, próximo de 7,0, valor psicologicamente importante e que não é visto há uma década.

No comunicado do Comitê Financeiro e Monetário Internacional, os países-membros do Fundo também concordaram em debater maneiras de melhorar a Organização Mundial do Comércio para melhor endereçar disputas comerciais.

“Reconhecemos que um mercado de bens, serviços e investimentos livre, justo e benéfico mutuamente é chave para o crescimento e criação de empregos”, disse o IMFC em comunicado.

“Vamos evitar desvalorizações competitivas e não usaremos objetivos para taxa de câmbio com propósitos competitivos”, acrescentou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário