"Lula tá preso e vocês vão perder, seus babacas!"

Publicado em 16/10/2018 11:01 e atualizado em 16/10/2018 11:58
13724 exibições

Vídeo: Diário do Nordeste

O Antagonista

“Lula está preso, babaca”

A frase de Cid Gomes aos petistas virou até hashtag: #LulaTaPresoBabaca.

As imagens do arranca-rabo cearense se espalharam pelas redes sociais. 

Quem é o babaca?

O presidiário Lula sabotou a campanha de Ciro Gomes.

Agora o cearense está passeando na Europa – e Lula vai continuar passeando em sua cela.

No BR18 do Estadão: A explosão de Cid contra o PT

Se alguém tinha alguma ilusão que o PDT de Ciro Gomes poderia apoiar formalmente o PT no segundo turno, isto acabou na noite desta segunda, no Ceará. O ex-governador Cid Gomes, irmão de Ciro e um dos líderes políticos do partido, bateu boca com militantes petistas ao cobrar pedido de desculpas do partido por terem feito “muita besteira”.

O evento era um encontro do PT para lançar a campanha no segundo de Fernando Haddad no Ceará e Cid foi chamado para dar seu apoio ao petista. Depois de criticar o PT por sempre querer ser hegemônico e elogiar Haddad pessoalmente, Cid reclamou que o partido precisava fazer “um mea culpa”. Hostilizado por militantes petistas, o senador eleito respondeu irritado: “Pois tu vai perder a eleição e é bem feito”. /Marcelo de Moraes

Leia mais no blog do Estadão

Na Folha: Irmão de Ciro chama petistas de babacas e diz que partido merece perder

Em evento de apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT), na noite desta segunda-feira (15), o senador eleito Cid Gomes (PDT-CE) fez dura crítica ao PT.

Convidado a discursar, o irmão de Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na disputa presidencial deste ano, cobrou da direção da legenda que faça um "mea culpa" dos erros que cometeu.

"Tem de fazer um mea culpa, pedir desculpa, ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira", disse. "Não admitir os erros que cometeram é para perder a eleição. E é bem feito", ressaltou.

Leia a notícia na íntegra no site da Folha de S. Paulo

ANÁLISES DO ESTADÃO:

Crescimento de Bolsonaro é mais vigoroso que ritmo de Haddad

A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo do segundo turno das eleições 2018, divulgada na segunda-feira, 15, indica Bolsonaro com 59% e Haddad com 41% dos votos válidos, ou seja, excluindo os votos nulos, brancos e indecisos. Uma vantagem enorme para Bolsonaro, cuja força política foi sentida ao final do primeiro turno, não apenas, aqui, na disputa presidencial, mas, especialmente, na força do PSL, elegendo a segunda maior banca da Câmara.

Na votação para o segundo turno, há os seguintes recortes: sexo, idade, escolaridade e renda familiar. Nestes dois últimos, Haddad tem maior intenção de votos entre os mais pobres – que ganham até 1 salário mínimo –  e entre os menos escolarizados –  que cursaram até a quarta série. Contudo, mesmo nestes recortes, Bolsonaro ganha de Haddad em todos os outros segmentos de renda e de escolaridade. O ex-capitão, também, lidera nos recortes sexo e idade. Com isso, pode-se depreender que o ritmo do candidato do PSL é mais vigoroso que o ritmo do petista, até mesmo no “potencial de voto” e na “certeza do voto”. Bolsonaro tem um eleitor mais convicto e Haddad, por sua vez, já é mais rejeitado que Bolsonaro. 

Leia notícia na íntegra no site do Estadão

Diferença entre candidatos é de 19,3 milhões de eleitores

Segundo turno é uma nova eleição. Os resultados apurados pelo TSE no 1.º turno e o realinhamento das forças políticas em torno dos dois candidatos impactam na decisão do eleitor. As simulações de 2.º turno aplicadas no 1.º turno eram hipotéticas, mas agora uma delas se tornou realidade e o eleitor se posiciona frente a esse novo cenário. Em votos válidos, Jair Bolsonaro começa a campanha do segundo turno com 18 pontos de vantagem sobre Fernando Haddad (59% x 41%, respectivamente), o que corresponde a cerca de 19,3 milhões de eleitores, considerando-se o total de votos nominais no 1.º turno. Votos brancos e nulos ficaram no patamar de 2014: 9%.

Em votos totais, o candidato do PSL alcança 52% e o do PT fica com 37%, 9% continuam com intenção de votar em branco/nulo e 2% ainda não sabem em quem votarão. Se compararmos os votos totais com o que conseguiram no 1.º turno, cada um ganhou 10 pontos porcentuais dos demais candidatos.

Leia a notícia na íntegra no site do Estadão

O Antagonista: Os 63 milhões de votos de Bolsonaro

Jair Bolsonaro pode ter mais votos do que Donald Trump.

A conta foi feita por Helio Gurovitz:

“A manter-se nas urnas uma votação compatível com a registrada nas pesquisas, Bolsonaro terá perto de 63 milhões, talvez até 65 milhões de votos, a maior marca na história brasileira, superior até à votação de Donald Trump nos Estados Unidos, onde o eleitorado é bem maior.

Fonte: O Antagonista + Estadão

4 comentários

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    O Nosso Brasil está com o ÚLTIMO CARTUCHO, para uma REFORMA total de todo o SISTEMA , de
    GOVERNO ; O toma lá da CÁ, Há de chegar a "HORA COMO MEU FINADO PAI falava "NÃO EXISTEM DUAS VERDADES, " Principais Mudanças ; Partidos Agrupar no máximo três;, Previdência :Deveria Incutir nos Brasileiros que Aposentadoria : cada CIDADÃO,, faz sua opção, de poupar um pouco por mês ; quando necessitar terá a Reserva Guardada. é só COMEÇAR Hoje..

    0
  • Silvana Ribeiro Rio de Janeiro - RJ

    Deviam mandar o Bolsonaro participar da eleição norte-americana !!! Seria a realização desse vassalo assumido...

    96
    • CINTHIA GONçALVES -

      Precisamos do Bolsonaro é aqui!!! Para varrer o pt para a lata do lixo!!!!

      1
    • CINTHIA GONçALVES -

      A propósito, não utilize palavras as quais não conheces o significado...

      1
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      "Cara" Silvana, li e reli com a máxima atenção seu comentário. Então... Diante disso, tenho a dizer... Deveria mandar o Haddad participar da eleição venezuelana !!! Seria a realização desse vassalo assumido... Hei! Você aí! ... É, você mesmo! ... Porque não vai junto com Haddad !!!

      1
    • SAMOIL IVANOFFQUERENCIA - MT

      Lugar do PT e todos na cadeia sem exceção

      0
  • elcio sakai vianópolis - GO

    ...parabéns Cid Gomes, não é sempre que se vê uma pessoa entrar num ninho de cobra, sem ter medo de ser picado.

    1
    • ELTON SZWERYDA SANTOSHORTOLÂNDIA - SP

      Porque ele é cobra também, só estava indo a forra!!

      0
  • Cesar Schmitt Londrina - PR

    E não é que existe vida inteligente no Ceará??!!!

    13
    • LUIZ DE SANTANA JUNIORARACAJU - SE

      A casa caiu, o Cid derrubou, mas fiquem sabendo que a casa não é do lula é do amigo.

      0