México espera que disputa sobre tarifas de aço acabe em dezembro

Publicado em 18/10/2018 08:56

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo do México, nesta quarta-feira, disse que espera terminar as disputas com os Estados Unidos e Canadá sobre tarifas do aço antes que o próximo presidente tome posse, no início de dezembro.

México e Canadá têm batido cabeça com a administração Trump sobre a indústria do aço desde que os EUA, no fim de maio, anunciou tarifas de 25 por cento nas importações de aço e de 10 por cento nas de alumínio.

Os mexicanos retaliaram Trump impondo tarifas sobre vários produtos norte-americanos, de destilados a carne de porco. Na última semana, o Canadá anunciou novas cotas em sete diferentes tipos de aço, provocando uma resposta mais dura do governo do México.

Falando em evento na Cidade do México, o ministro da Fazenda do México, Ildefonso Guajardo, demonstrou esperança de que a indústria de aço mexicana poderá ser excluída de tarifas comerciais aplicadas pelo Canadá, dizendo que "a possibilidade de conseguirmos isso não é pequena".

Guajardo afirmou ainda que conversou com autoridades canadenses, e que se um acordo for possível para deixar de fora das tarifas os produtores de aço mexicanos, as tarifas pagas iriam retornar para a indústria.

A disputa sobre a questão do aço persiste mesmo depois das renegociações do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta). Os três países conseguiram chegar a um consenso no último mês. Eles querem assinar o novo tratado até 30 de novembro.

Rogelio Garza, um vice-ministro da Fazenda, falando no mesmo evento nesta quarta-feira, disse esperar que o México chegue em um acordo sobre o aço com os EUA e o Canadá nas próximas seis semanas, antes da assinatura do novo acordo trilateral.

(Por Anthony Esposito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética