Futuros do aço recuam na China após dados de produção e de economia mais fraca

Publicado em 19/10/2018 09:10

Por Manolo Serapio Jr

MANILA (Reuters) - Os preços do aço na China fecharam em queda nesta sexta-feira após dados mostrarem que a produção diária no maior produtor de aço do mundo atingiu um recorde em setembro e que a economia chinesa desacelerou para o ritmo mais fraco desde 2009.

O aumento na produção de aço ocorreu no momento em que as usinas se aproveitam dos fortes preços antes de restrições de produção durante o inverno na China, à medida que o país busca combater a poluição.

O vergalhão de aço para janeiro na Bolsa de Futuros de Xangai <SRBcv1>, o mais negociado, fechou em queda de 2,4 por cento, a 4.055 iuanes (585 dólares) por tonelada.

A produção de aço na China atingiu 80,85 milhões de toneladas no mês passado, acima dos 80,33 milhões de toneladas de agosto e de 71,83 milhões de toneladas em setembro de 2017, segundo dados do governo.

Também pesando sobre os preços, a economia chinesa cresceu menos do que o esperado no terceiro trimestre, com 6,5 por cento ante igual período do ano passado, marcando sua expansão mais fraca desde a crise financeira global em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos.

Os preços das matérias-primas de aço também diminuíram. O minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian <DCIOcv1> caiu 1,6 por cento, para 515 iuanes por tonelada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA