Gasolina da Petrobras volta abaixo de R$ 2/litro em meio a quedas de dólar e petróleo

Publicado em 23/10/2018 12:01

SÃO PAULO (Reuters) - O preço médio da gasolina nas refinarias da Petrobras cairá para 1,9855 real por litro a partir de quarta-feira, o menor patamar desde 21 de agosto, informou a petroleira nesta terça-feira, em meio ao recuo das referências internacionais do petróleo e do dólar ante o real.

Em relação à cotação atual, a Petrobras reduzirá o preço em 3,8 por cento. Só em outubro, a queda do combustível fóssil nas refinarias da estatal é de pouco mais de 10 por cento. Em relação à máxima de 2,2514 reais por litro registrada em setembro, o tombo beira 12 por cento.

A política de reajustes diários da Petrobras está em vigor desde julho do ano passado, mas em setembro último foi aperfeiçoada com a adoção de mecanismos de hedge, o que permite à companhia segurar os valores do produto nas refinarias por até 15 dias, evitando volatilidades para os consumidores.

Com sua política, a Petrobras visa seguir o mercado externo e garantir participação no mercado doméstico.

As quedas recentes nos preços da gasolina se dão diante tanto do recuo do câmbio quanto dos valores internacionais do petróleo e do próprio combustível fóssil, parâmetros utilizados pela companhia em sua sistemática de reajustes.

Neste mês, os contratos futuros da gasolina nos EUA já caíram mais de 10 por cento, enquanto a referência Brent do petróleo perdeu quase 6 por cento.

O dólar, por sua vez, diminuiu 9 por cento, refletindo a disputa eleitoral no Brasil.

(Por José Roberto Gomes)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética