Saiba por que Bolsonaro venceu em cidade onde índios brigam por 600 fazendas

Publicado em 29/10/2018 15:51
Buerarema é um dos quatro municípios baianos em que o candidato do PSL ganhou nas urnas

Dentre as quatro cidades baianas onde Jair Bolsonaro venceu nas urnas neste domingo (28) está Buerarema. No primeiro turno, o município do Sul baiano esteve ao lado de outros cinco no estado em que o candidato do PSL também saiu vitorioso. Lá, uma das bandeiras levantadas por Bolsonaro foi decisiva nessa escolha: “Não vai ter um centímetro demarcado pra reserva indígena”, defendeu o então candidato e agora presidente eleito. 

Foi mentalizando essa frase, dita numa palestra no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em 3 de abril de 2017, que boa parte dos eleitores de Buerarema foi às urnas ontem. Dos 12.209 aptos a votar, 8.501 tiveram votos válidos. Desse montante, 4.698 (55,26%) foram para Bolsonaro e 3.803 (44,74%) para Fernando Haddad.

A frase circula na internet em vídeo em que Bolsonaro faz declarações também contra a demarcação de territórios quilombolas – descendentes de escravos. Ela foi usada tanto para atacar o candidato do PSL, acusando-o de racismo e discriminação, quando para enaltecer suas posições contra a distribuição de mais terras para índios e quilombolas, o que agradou a agricultores, como os de Buerarema.

Na cidade de 18.391 habitantes reina em muitas pessoas a esperança de, com Bolsonaro eleito, terem suas propriedades de volta, depois de uma onda de ocupações indígenas, ocorridas entre 2012 e 2014, numa área conhecida como Serra do Padeiro.

Com as terras ocupadas pelos índios, Buerarema assistiu a queda do comércio local, que era movimentado, sobretudo, por pequenos produtores de cacau, mandioca, banana e abacaxi, principais culturas desenvolvidas na região.

Leia a notícia na íntegra no site Correio.

Fonte: Correio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA