Fusão entre MMA e Mapa é um erro. Local adequado é a Casa Civil

Publicado em 01/11/2018 17:50

Jair Bolsonaro pretende fundir o Ministério do Meio Ambiente com o Ministério da Agricultura. O tema enfrenta dura oposição dos ambientalistas e é visto com ressalva pelos setor rural. Mas afinal, para onde deve ir o Ministério do Meio Ambiente. Faço aqui uma sugestão ao futuro presidente. 

Na minhão opinião, fundir o MMA e o Mapa é um enorme erro. Isso porque a fusão reavivaria o antagonismo entre os ambientalistas radicais e o setor rural amenizado pelo fim da disputa pelo Código Florestal.

Além disso, as questões ambientais não se relacionam apenas com a agricultura. Alguém imagina o Ministério da Agricultura fazendo licenciamento de perfuração de petróleo em águas profundas? Ou licenciando um hidroelétrica?

Meio Ambiente é uma questão transversal. Guarda relação com agricultura, com ciência e tecnologia, com infraestrutura, com minas e energia, com desenvolvimento regional e por aí vai. A lista é longa.

Por essa razão o local adequado para a estrutura do MMA é a Casa Civil.

Colocar o meio ambiente mais próximo à presidência livraria Bolsonaro de críticas relacionadas ao desinteresse dele pela área. Bolsonaro seria o presidente que trouxe o meio ambiente para mais próximo de si e não aquele que "acabou com a área".


Além disso, a Casa Civil é por onde passam os assuntos de todos os outros ministérios, inclusive aqueles ligados ao meio ambiente. De dentro da estrutura da presidência a área ambiental do governo teria condições de exercer a necessária transversalidade que o tema exige.

PDV

PDV é a sigla de Plano de Demissão Voluntária. É preciso dar aos radicais do MMA, Ibama e ICMBio a chance de caírem fora da estrutura do estado. Uma vez que a área ambiental será modificado do enfrentamento para cooperação com as demais áreas do governo é imperativo que os radicais sejam convidados a sair.

Desmatamento

O combate ao desmatamento ilegal na Amazônia não pode arrefecer. Por outro lado, é preciso destravar as autorizações de supressão emitidas conforme a legislação.

Também por essa razão, a inclusão do MMA na estrutura da Casa Civil seria oportuna. Aliás, o Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia foi gestado dentro da Casa Civil. Originalmente, o plano previa ações estruturantes que substituíssem a economia (a renda e emprego) do desmatamento por outras atividades ditas sustentáveis que garantissem emprego e renda na Amazônia. 

Ocorre que o combate ao desmatamento sempre foi tocado pelos ecólatras do Ibama sem as demais ações de governo pensadas para evitar que o povoa da Amazônia ficasse na miséria. Foi também por conta dessa ação radical do Ibama que os estados da Amazônia garantiram fortes votações a Bolsonaro.

É preciso manter o combate ao desmatamento ILEGAL, mas isso deve ser feito em conjunto com as demais ações do governo no sentido de evitar a miséria humana que os radicais do Ibama deixam na esteira de suas ações. O melhor lugar para se fazer isso é a Casa Civil, ou uma secretaria nova ligada diretamente à Presidência da República.

CUIDADO

Levar o meio ambiente para a Casa Civil dará ainda mais poderes a quem assumir a pasta. Se ela cair nas mãos dos ambientalistas seria um tiro no pé. É preciso que o setor fique nas mãos de alguém que não seja radical. Uma pessoa como Xico Graziano, por exemplo, ou André Nassar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Ambiente Inteiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário