Crescimento do emprego nos EUA salta em outubro e salários tem maior ganho anual desde 2009

Publicado em 02/11/2018 15:35

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento do emprego nos Estados Unidos se recuperou com força em outubro e os salários registraram seu maior ganho anual em nove anos e meio, apontando para um aperto no mercado de trabalho que poderia encorajar o Federal Reserve a aumentar as taxas de juros novamente em dezembro.

O relatório mensal do Departamento de Trabalho, monitorado de perto, mostrou que a taxa de desemprego está estável em 3,7 por cento, taxa mais baixa em 49 anos, mesmo com mais pessoas entrando na força de trabalho, em um sinal de confiança no mercado de trabalho.

A força sustentada do mercado de trabalho pode aliviar os temores sobre a saúde da maior economia do mundo, após dados do setor de habitação fracos e uma parada nos gastos empresariais.

A geração de postos de trabalho no setor não-agrícola somou 250 mil empregos no mês passado, já que o emprego no setor de lazer e hospitaleiro se recuperou depois de ser pressionado pelo furacão Florence, que inundou a Carolina do Norte e Carolina do Sul em meados de setembro.

Também houve ganhos nos setores manufatureiro, de construção e serviços profissionais e de negócios. Os dados de setembro foram revisados ​​para mostrar 118 mil empregos adicionados, em vez dos 134 mil relatados anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 190 mil postos de trabalho em outubro e taxa de desemprego de 3,7 por cento. O Departamento de Trabalho informou que o furacão Michael, que atingiu o enclave da Flórida em meados de outubro, "não teve efeito perceptível nas estimativas nacionais de emprego e desemprego para outubro".

Os ganhos médios por hora subiram 0,05 dólar, ou 0,2 por cento, em outubro, após avançar 0,3 por cento em setembro. Isso impulsionou o aumento anual dos salários para 3,1 por cento --o maior ganho desde abril de 2009-- ante 2,8 por cento em setembro.

O forte ganho salarial anual reflete outros dados publicados nesta semana, mostrando que os salários aumentaram no terceiro trimestre com mais força desde meados de 2008. A remuneração por hora também aumentou em ritmo acelerado no terceiro trimestre.

Os salários firmes apóiam as visões de que a inflação vai pairar em torno da meta de 2,0 por cento do Fed por um tempo.

Não é esperado que o Fed aumente as taxas em sua reunião de política na semana que vem, mas economistas acreditam que os fortes dados do mercado de trabalho de outubro possam fazer com que o banco central dos EUA sinalize um aumento em dezembro. O Fed elevou os juros em setembro pela terceira vez este ano.

(Por Lucia Mutikani;)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário