Encomendas à indústria dos EUA sobem mais que o esperado em setembro

Publicado em 02/11/2018 12:06

WASHINGTON (Reuters) - Novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos cresceram mais que o esperado em setembro, mas os gastos corporativos menores em equipamentos sugerem que o setor de manufatura pode estar desacelerando.

As encomendas à indústria subiram 0,7 por cento em meio a forte demanda por equipamento de transporte, disse o Departamento do Comércio nesta sexta-feira. Os dados de agosto foram revisados para cima, mostrando que as encomendas às fábricas dispararam 2,6 por cento, em vez dos 2,3 por cento divulgados anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam que as encomendas industriais avançariam 0,5 por cento em setembro. Os pedidos cresceram 8,4 por cento na comparação com setembro do ano passado.

Escassez de trabalhadores, uma crescente e amarga guerra comercial entre os EUA e a China, um dólar forte e um crescimento econômico global em desaceleração estão reduzindo o ímpeto da indústria, que representa cerca de 12 por cento da economia dos Estados Unidos.

Em setembro, as encomendas de equipamento de transporte cresceram 1,9 por cento, refletindo um salto de 118,7 por cento nos pedidos de aeronaves de defesa e suas partes. As encomendas de equipamentos de transporte avançaram 13,3 por cento em agosto.

Pedidos de partes e aeronaves civis despencaram 17,5 por cento em setembro. Encomendas de veículos automotores subiram 0,5 por cento.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7757))

REUTERS ID

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética