Fed não deve alterar política monetária mesmo com mudança de cenário político

Publicado em 08/11/2018 09:25

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve iniciou sua reunião de política monetária na quarta-feira enfrentando uma mudança no cenário político mas com pouco nos recentes dados econômicos para alterar os planos de alta da taxa de juros em dezembro e novos aumentos no próximo ano.

O banco central norte-americano não deve aumentar os juros ao final de seu encontro nesta quinta-feira, na sequência de uma renovação da volatilidade nos preços das ações, aperto nos mercados de crédito e expectativas de que a economia dos EUA vai desacelerar no próximo ano.

O comunicado de política monetária do Fed será divulgado às 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira, e analistas não preveem grandes mudanças.

O Fed pode indicar uma possível desaceleração no mercado imobiliário e queda no investimento imobiliário como motivo para achar que o crescimento está enfraquecendo. Ao mesmo tempo, os ganhos de emprego desde o encontro de setembro foram sólidos, assim como os gastos dos consumidores.

"Esperamos muito poucas mudanças" em relação ao comunicado de setembro que caracterizou a economia como "crescendo a uma taxa forte", disse o economista do JP Morgan Michael Feroli.

Dados divulgados no final de outubro mostraram que a economia dos EUA cresceu a uma taxa anual de 3,5 por cento entre julho e setembro, bem acima do ritmo de 2 por cento que o Fed e muitos economistas consideram como tendência.

O Fed não divulgará projeções econômicas atualizadas nessa reunião, a última sem entrevista à imprensa programada.

A partir de dezembro, o chairman do Fed, Jerome Powell, prometeu dar entrevistas após cada uma das oito reuniões de política monetária do Fed no ano.

O resultado das eleições parlamentares de terça-feira, que deu ao Partido Democrata o controle da Câmara dos Deputados e fortaleceu a maioria republicana no Senado, deve ser foco de discussão na reunião do Fed bem como a economia.

A nova maioria democrata na Câmara significa um novo presidente para o Comitê de Serviços Financeiros da Casa, que supervisiona o Fed.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA