Ibovespa fecha em alta com exterior acentuando tom positivo com anúncio de Campos Neto no BC

Publicado em 16/11/2018 17:29

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta de quase 3 por cento nesta sexta-feira, acima dos 88 mil pontos, com o noticiário externo amplificando o tom positivo já instituído pelo anúncio sobre o novo presidente da autoridade monetária brasileira.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,96 por cento, a 88.515,27 pontos, quase na máxima do dia. O giro financeiro somou 16,3 bilhões de reais.

Na semana, marcada por feriado na quinta-feira, o Ibovespa acumulou alta de 3,36 por cento,

Na véspera, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o economista Roberto Campos Neto aceitou convite para comandar o Banco Central no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

O nome de Campos Neto será submetido ao Senado Federal. A equipe de Bolsonaro também anunciou que o economista Mansueto Almeida seguirá como secretário do Tesouro Nacional, cargo que ocupa desde abril de 2018.

"Conheço Roberto Campos Neto muito bem e posso assegurar que estamos em boas mãos", afirmou o sócio-fundador da SPX Capital, Rogério Xavier, em publicação no Twitter. "Nas instituições em que passou, sempre teve excelentes resultados."

Para a XP Investimentos, a manutenção de Mansueto no Tesouro e a indicação de Campos Neto frisam o perfil liberal da equipe.

Apesar da alta na sessão, Edson Hydalgo Junior, gerente comercial na Intrader DTVM, prevê volatilidade na bolsa até o fim do ano pelo menos, com o Ibovespa reagindo principalmente ao noticiário sobre os planos e equipe do próximo governo.

"Minha visão para o mercado acionário é positiva...mas deve continuar volátil até a troca de governo", afirmou.

O retorno do feriado também se beneficiou dos ajustes ao movimento dos recibos de ações brasileiras negociados em Nova York (ADR, na sigla em inglês) na véspera, quando o índice dos principais ADRs do país subiu mais de 2 por cento.

Do cenário externo, comentários de um membro do banco central dos Estados Unidos e do presidente norte-americano acentuaram a trajetória positiva dos mercados.

O recém-nomeado vice-chair do Federal Reserve, Richard Clarida, disse que a taxa de juros dos EUA está se aproximando das estimativas do Fed de uma faixa neutra.

Donald Trump, por sua vez, afirmou que a China tem interesse em fazer acordo comercial e que os Estados Unidos podem não adotar novas tarifas contra o gigante asiático.

De acordo com profissionais da área de renda variável, os comentários de Trump ajudaram, uma vez que a disputa entre os dois países tem afetado o apetite a risco, em razão de preocupações sobre o efeito no crescimento econômico mundial.

"A fala de Clarida e os comentários de Trump serviram como gatilho para uma melhora do apetite a risco global, o que contagiou o bolsa no Brasil", disse o operador Alexandre Soares, da BGC Liquidez DTVM.

O pregão foi o último antes do vencimento dos contratos de opções sobre ações que ocorre na segunda-feira.

DESTAQUES

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS subiram 8,65 e 7,15 por cento, respectivamente, em meio à tentativa do governo de avançar no leilão de distribuidora estatal no Amazonas via medida provisória.

- BRASKEM PNA avançou 7,46 por cento. A Reuters publicou que a LyondellBasell está perto de apresentar uma oferta vinculante para comprar o controle da petroquímica, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.

- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN fecharam em alta de 3,16 e 2,79 por cento, respectivamente, favorecida pelo avanço dos preços do petróleo. Fontes afirmaram à Reuters que a LyondellBasell está discutindo a extensão de um contrato de fornecimento de nafta de longo prazo com empresa e as negociações devem terminar nos próximos dias.

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 3,09 por cento, também ajustando-se à valorização de quase 3 por cento de seu ADR na véspera, além da recepção positiva para a indicação de um profissional proveniente do setor financeiro para comandar o BC. BRADESCO PN avançou 4,85 por cento, BANCO DO BRASIL teve acréscimo de 3,16 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT ganhou 3,44 por cento.

- VALE encerrou com elevação de 1,79 por cento, em sessão positiva para mineradoras na Europa.

- GERDAU PN subiu 7,13 por cento, liderando a alta das siderúrgicas. Na véspera, a companhia anunciou oferta para recompra à vista de até 900 milhões de dólares em títulos de dívida em circulação no mercado.

- JBS recuou 1,58 por cento, após saltar quase 16 por cento na quarta-feira, antes do feriado, após divulgação de resultado trimestral que agradou analistas.

- CIELO caiu 0,81 por cento, para 9,75 reais, nova mínima de fechamento desde outubro de 2012. A ação tem sofrido pela preocupação sobre o desempenho da maior empresa de meios de pagamentos diante do aumento da competição no setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário