Fachin pede à PGR para opinar sobre novo pedido de liberdade de Lula

Publicado em 20/11/2018 13:44

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta terça-feira (20) à Procuradoria Geral da República (PGR) para opinar sobre o novo pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista está preso desde abril em uma cela especial da superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

A defesa argumentou no novo recurso que houve parcialidade por parte do juiz federal Sérgio Moro – futuro ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro – na condenação de Lula na Operação Lava Jato e na condução de outros processos.

O argumento já havia sido utilizado em outros habeas corpus em favor de Lula, todos rejeitados pela Justiça, mas agora foi repetido, com base na decisão de Moro de aceitar convite de Bolsonaro para comandar o Ministério da Justiça a partir do ano que vem.

Para a defesa de Lula, Moro demonstrou “inimizade capital” e “interesses exoprocessuais” ao condenar Lula, no ano passado, por corrupção e lavagem de dinheiro, o que, no entender dos advogados, deveria afastá-lo do processo.

Veja a notícia na íntegra no site do G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que seria "inteligente" Maduro deixar poder na Venezuela
Minério de ferro cai com manutenções em usinas e aumento de estoques em portos chineses
China se compromete a intensificar renovação urbana e estabilizar mercado imobiliário em 2026
Crescimento econômico dos EUA deve ter permanecido forte no 3º trimestre
Ações da China fecham em alta, lideradas por ações de metais não-ferrosos
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia