Mercados de petróleo estão rumo a período de incerteza sem precedentes, diz diretor da AIE

Publicado em 20/11/2018 16:27

LOGO REUTERS

Por Gwladys Fouche e Nerijus Adomaitis

OSLO (Reuters) - Os mercados internacionais de petróleo estão adentrando um período sem precedentes de incerteza devido à instabilidade geopolítica e a frágil economia global, afirmou o diretor da Agência Internacional de Energia nesta terça-feira.

Preocupada com uma produção emergente saliente e similar à que levou à queda de preços em 2014, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) busca um corte de produção de 1 milhão de barris por dia para chegar a 1,4 milhões de barris diários. 

Os Estados Unidos restabeleceram sanções destinadas ao setor petrolífero do Irã no início de novembro, cortando as exportações de petróleo cru do país a quase 1 milhão de barris por dia após um pico no último verão.

Embora Washington tenha prometido eventualmente suspender todas as vendas globais de petróleo do Irã, até agora oito compradores internacionais - China, Índia, Coreia do Sul, Japão, Itália, Grécia, Taiwan e Turquia - podem continuar suas importações sem serem penalizados. 

"A decisão dos EUA sobre as dispensas às sanções ao Irã surpreenderam alguns players do mercado", disse o diretor da AIE, Fatih Birol, em uma entrevista nos bastidores da conferência organizada pela empresa energética norueguesa Equinor. 

"Como resultado, o que vemos hoje é que os mercados estão bem supridos e o preço do petróleo caiu 20 dólares", disse Birol. 

"Mas a economia global ainda passa por um período bem difícil e está muito frágil e temos uma estreita capacidade de produção no mundo, um mundo que está se tornando mais perigoso". 

O petróleo Brent subiu para mais de 86 dólares o barril em outubro, principalmente por conta das preocupações sobre a oferta devido às sanções aplicadas ao Irã. Mas desde o anúncio da flexibilização das sanções, os preços caíram devido a preocupações com o excesso de produção, assim como uma desaceleração do comércio global. O Brent girava em torno de 66 dólares por barril na terça-feira. 

"Estamos adentrando um período de incerteza sem precedentes nos mercados de petróleo", disse Birol na conferência 

Birol reiterou seu pedido para que os principais produtores da commodity exercitem o "bom senso" na reunião de políticas da Opep em dezembro. 

Perguntado sobre se o preço do petróleo poderia aquecer no ano que vem, Birol disse que isso dependeria de três fatores. 

"Apesar do estado fraco da economia global, a demanda por petróleo ainda é forte, a capacidade de produção sobressalente está bem estreita e não sabemos qual será a decisão dos principais produtores da Opep em dezembro será", disse.

(Reportagem de Nerijus Adomaitis) 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário