Senado não deve votar cessão onerosa nesta semana, diz líder do governo

Publicado em 20/11/2018 16:38

BRASÍLIA (Reuters) - O Senado Federal não deve votar o projeto da chamada cessão onerosa nesta semana, informou o gabinete do líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Havia a expectativa de votação da proposta após declarações do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), na semana passada, que prometeu incluir o projeto na pauta desta quarta-feira para votação. A promessa de Eunício foi feita após acordo informal com a equipe de transição para que a União reparta com Estados e municípios parte do montante que vier a receber.

A votação só deve ocorrer, no entanto, no dia 27, data acertada entre o líder do governo e a oposição. Segundo o gabinete de Bezerra, o senador pretende cumprir esse acordo.

O Senado já aprovou um requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que promete abrir caminho para a realização de um mega leilão de áreas para a produção de petróleo do pré-sal, além de viabilizar acordo entre Petrobras e União necessário para o certame.

O projeto prevê autorizar a Petrobras a vender para outras empresas até 70 por cento dos direitos de exploração na área da cessão onerosa. Deve ainda permitir que o governo oferte em leilão os volumes excedentes das áreas da cessão onerosa.

O contrato da cessão onerosa foi assinado em 2010 entre o governo e a Petrobras para permitir que a estatal produza até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em uma determinada região do pré-sal.

(Por Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética