Exportação de café verde do Brasil em novembro sinaliza novo recorde

Publicado em 26/11/2018 17:47

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de café verde do Brasil em novembro podem alcançar novo recorde mensal, sinalizaram dados do governo divulgados nesta segunda-feira, após uma máxima histórica em outubro registrada pelo Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).

Apesar de alguns problemas logísticos, como a falta de espaço em navios, os embarques brasileiros estão fortes após uma safra recorde próxima a 60 milhões de sacas, colhida em 2018.

Pela média diária até a quarta semana de novembro, as exportações de café verde somaram cerca de 195 mil sacas, ante 148,9 mil sacas em outubro e 134,8 mil sacas em novembro de 2017, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Até o momento, a Secex registra exportações de 2,93 milhões de sacas em novembro, versus 3,27 milhões de sacas em outubro, segundo a Secex.

O recorde histórico de embarques mensais, conforme a Secex, foi verificado em outubro de 2015, a 3,3 milhões de sacas.

O Cecafé, cujo monitoramento dos embarques difere da Secex, apontou exportações de 3,45 milhões de sacas de café verde no mês passado.

Se o ritmo de embarques continuar estável em quase 200 mil sacas por dia nos últimos cinco dias úteis do mês, as exportações de café verde do Brasil marcariam novo recorde tanto considerando a metodologia do Cecafé como a da Secex, pois até agora o governo já registra quase 3 milhões de sacas nos embarques acumulados em novembro.

(Por Roberto Samora; edição de Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética
Ações europeias sobem com apoio do setor de tecnologia enquanto bancos caem
Bowman, do Fed, apoia atual postura de política monetária, mas ainda vê riscos para a inflação
Wall St abre em alta com dados fracos sobre emprego
Dólar acelera queda para mais de 1% após dados de emprego abaixo do esperado nos EUA