PMI da China aponta crescimento da indústria mais fraco em mais de 2 anos antes de negociação comercial

Publicado em 30/11/2018 07:09

LOGO REUTERS

Por Yawen Chen e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - O crescimento do setor industrial da China estagnou pela primeira vez em mais de dois anos em novembro uma vez que as novas encomendas desaceleraram, aumentando a pressão sobre Pequim antes das negociações comerciais entre os presidentes Xi Jinping e Donald Trump neste fim de semana.

Se as negociações no G20 falharem, Trump deve dar continuidade aos aumentos tarifários sobre produtos chineses em janeiro, o que vai pressionar ainda mais a economia da China e ampliar os riscos ao crescimento global.

A leitura fraca sobre a atividade industrial sugere que a série de medidas de estímulo de Pequim nos últimos meses ainda não foi sentida, ampliando as visões de que as condições empresariais na China devem piorar.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial divulgado nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Estatísticas caiu para 50 em novembro, abaixo da expectativa e contra 50,2 em outubro. É a leitura mais fraca em 28 meses.

A marca de 50 é considerada neutra, indicando que não houve nem expansão nem contração.

"A indústria está agora perigosamente perto do território de contração, isso vai alimentar ainda mais a narrativa de desaceleração", disse em nota Stephen Innes, chefe de negociação da OANDA.

Outra pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostrou que o crescimento do setor de serviços da China moderou em novembro, mas permaneceu em níveis sólidos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário