"Onyx tem minha confiança pessoal", diz Moro após investigação contra indicado para Casa Civil

Publicado em 04/12/2018 14:08

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-juiz federal e futuro ministro da Justiça no governo Bolsonaro, Sérgio Moro, afirmou nesta terça-feira que o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), indicado para chefiar a Casa Civil no próximo governo, tem a sua "confiança pessoal", ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar investigação contra o parlamentar por suspeita de caixa dois.

"Eu já me manifestei. É uma questão atinente ao ministro Onyx, as questões devem ser indagadas a ele, o que eu tenho a presente do ministro Onyx, e isso eu assisti de perto, foi o grande esforço que ele realizou para aprovar as 10 medidas do MP (contra a corrupção), ocasião na qual ele foi abandonado pela grande maioria dos seus pares, por razões que não vem aqui ao caso, mas ele demonstrou naquela oportunidade o comprometimento pessoal, com custo político significativo naquela oportunidade, para a causa anticorrupção", disse Moro a repórteres ao ser questionado sobre a decisão do STF a respeito de Onyx.

"Então ele tem a minha confiança pessoal", acrescentou o ex-magistradro durante rápida entrevista em que anunciou novos nomes para sua equipe no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O ministro Edson Fachin, do STF, acatou na segunda-feira pedido da Procuradoria-Geral da República para abertura de investigação contra Onyx e outros parlamentares por trechos de delações premiadas de executivos do grupo J&F sobre episódios de caixa dois entre 2010 e 2014.

Em sua decisão, divulgada nesta terça-feira, Fachin afirmou que há “necessidade de autuação de casos e autoridades especificados pelo titular da ação penal como feitos autônomos para as necessárias e ulteriores deliberações”, e que os procedimentos a serem instaurados devem ser submetidos “à livre distribuição entre os ministros integrante da corte (STF), à míngua de ocorrência de qualquer causa de modificação de competência”.

No pedido encaminhado ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu que investigações contra Onyx e outros nove parlamentares permaneçam na corte e que sejam autuadas como petições autônomas para a continuidade das investigações.

No caso de Onyx, que será ministro da Casa Civil no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, a procuradora-geral pediu que sejam investigados supostos episódios envolvendo caixa 2 nos anos de 2012 e 2014 que constam de planilhas entregue por delatores da JBS, processadora de carne controlada pelo grupo J&F.

Onyx afirmou, em nota oficial, que recebeu com "muita tranquilidade" a decisão de Fachin, afirmando que o procedimento lhe dará "oportunidade de esclarecer, com a verdade e de forma definitiva, perante o Poder Judiciário, as questões relativas ao fato".

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário