BRF acerta venda de mais de R$ 800 mi em ativos de plano de R$ 5 bi até fim do ano

Publicado em 07/12/2018 12:20

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A BRF assinou acordos para venda de 822 milhões de reais em ativos de um plano de desinvestimentos total de 5 bilhões de reais até o final deste ano, afirmou nesta sexta-feira o vice-presidente de operações da companhia dona das marcas Sadia e Perdigão, Lourival Luz.

Segundo o executivo, o valor envolve os acordos anunciados mais cedo nesta sexta-feira com a Marfrig para a venda da empresa argentina Quickfood e de uma fábrica de produtos de carne bovina em Várzea Grande (MT), e ativos considerados não essenciais pela empresa como imóveis no Brasil e no exterior.

Além da meta de venda de 5 bilhões de reais, decidida em meados do ano em um momento em que a empresa vivia os efeitos de uma crise de fracos resultados e investigações desencadeadas pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal, Luz confirmou objetivo da BRF de obter uma relação de dívida líquida sobre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 4,35 vezes neste ano ante 6,74 vezes no fim de setembro.

Luz não deu detalhes sobre o estágio das negociações da BRF sobre o restante dos ativos a serem vendidos, que inclui outras instalações produtivas na Argentina, além de fábricas na Europa e Tailândia.

"Nosso objetivo é buscar a contratação dessas transações até o final do ano", disse Luz acrescentando que deve viajar para a Argentina na próxima semana.

As ações da BRF exibiam estabilidade às 12h25, a 23,07 reais, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 0,75 por cento.

Luz disse que os 60 milhões de dólares oriundos da venda da Quickfood e os 100 milhões de reais da venda da fábrica e terreno no Mato Grosso devem entrar no caixa da BRF em janeiro. A BRF tem vencimentos de 1,7 bilhão de reais em dívidas no primeiro trimestre, e vai usar os recursos com as vendas de ativos para reduzir alavancagem.

Segundo o executivo, a BRF tem "excesso de caixa" se for considerado que a empresa tem recursos disponíveis de 6,3 bilhões de reais, além dos 822 milhões de vendas de ativos e a geração de caixa de 2019. "Temos mais do que o suficiente para pagar toda a dívida", disse o executivo.

Ele acrescentou que a venda da Quickfood deve gerar uma perda contábil para a BRF no balanço do quarto trimestre, diante do valor menor de venda da unidade em relação ao pago pela BRF para ficar com empresa sete anos atrás. O valor do impacto contábil, no entanto, ainda não foi calculado, disse Luz.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário