China e EUA discutem próxima etapa de negociações comerciais

Publicado em 11/12/2018 06:58

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos discutiram na terça-feira o roteiro para o próximo estágio de suas negociações comerciais, durante uma ligação telefônica entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

Neste mês, os presidentes Donald Trump e Xi Jinping concordaram com uma trégua que adiou o aumento planejado para 1 de janeiro das tarifas dos EUA de 10 por cento para 25 por cento sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses.

Lighthizer afirmou no domingo que, a menos que as negociações entre EUA e China se encerrem com êxito até 1 de março, novas tarifas serão adotadas.

Em um breve comunicado, o Ministério do Comércio da China afirmou que Liu conversou com Mnuchin e Lighthizer nesta terça-feira no horário de Pequim, em uma ligação pré-arranjada.

"Ambos os lados trocaram opiniões sobre colocar em vigor o consenso alcançado pelos líderes dos dois países na reunião, e sobre avançar com o cronograma e roteiro para a próxima etapa do trabalho de consultas econômicas e comerciais", disse o ministério, sem dar detalhes.

Um porta-voz do Tesouro dos EUA confirmou a ligação com Liu, mas não deu mais detalhes. O gabinete do representante de Comércio dos EUA não respondeu imediatamente.

(Reportagem de Ben Blanchard e Lusha Zhang; reportagem adicional de David Lawder em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA e China realizarão reuniões sobre clima em Washington no próximo mês
Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed