Ex-diplomata canadense é detido na China após prisão de executiva da Huawei, diz fonte

Publicado em 11/12/2018 12:07

Por John Ruwitch e Michael Martina

XANGAI/PEQUIM (Reuters) - Um ex-diplomata canadense foi detido na China, disseram duas fontes nesta terça-feira, e a instituição onde ele trabalha atualmente, o Grupo Internacional de Crises, disse estar buscando sua liberação rápida e segura.

A detenção de Michael Kovrig acontece depois que a polícia canadense prendeu a vice-presidente financeira da empresa chinesa de tecnologia Huawei a pedido de autoridades norte-americanas, em uma medida que enfureceu Pequim.

Não ficou claro de imediato se os casos estão relacionados, mas a prisão de Meng Wanzhou em Vancouver, em 1º de dezembro, tem provocado temores de represálias contra a comunidade empresarial estrangeira na China.

"O Grupo Internacional de Crises está ciente de relatos de que seu conselheiro sênior para o Nordesde da Ásia, Michael Kovrig, foi detido na China", disse a instituição em comunicado.

"Estamos fazendo todo o possível para conseguir informações adicionais sobre o paradeiro de Michael assim como sua liberação rápida e segura", acrescentou.

Os Ministérios de Relações Exteriores e de Segurança Pública da China não responderam de imediato a perguntas enviadas sobre a detenção de Kovrig. A razão exata para a prisão dele não ficou clara de imediato.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros