Bolsonaro analisa potencial de reservas de potássio, cálcio e magnésio

Publicado em 16/12/2018 09:51

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse hoje (16), em uma postagem no Twitter, que está analisando o potencial de exploração de reservas de potássio, cálcio e magnésio no país junto com os futuros ministros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e da Agricultura, Tereza Cristina.

“Junto aos futuros ministros de Minas e Energia e Agricultura, estamos analisando o potencial de exploração de reservas de potássio, cálcio e magnésio em regiões do nosso país. Hoje, mesmo com as maiores reservas, dependemos de matéria-prima importada para produzir fertilizantes”, escreveu na rede social.

Na última terça-feira (11), ao ser perguntado sobre as ações da pasta para 2019, Albuquerque disse que os desafios são “enormes”. “Não só no setor elétrico, mas também na questão de óleo e gás, da mineração tem a cessão onerosa, tem Itaipu, daqui a pouco vamos ter que discutir o contrato de Itaipu. E na questão de energia elétrica é aquilo: fornecer energia mais barata para o consumidor e para aquele que está investindo no país, que vai começar a crescer”.

Fertilizante entra no radar do governo Bolsonaro (por RELATÓRIO RESERVADO)

O governo Bolsonaro quer estimular a criação de consórcios entre mineradoras e grandes grupos agrícolas para explorar reservas de potássio, cálcio e magnésio. 

A medida atenderia a dois objetivos: 

de um lado, reduzir o déficit comercial e a dependência brasileira de matéria -prima importada para a produção de fertilizantes: 

do outro, diminuir a concentração de preços do setor. 

Assessores dos ministros de Minas e Energia, Almirante Bento Leite, e da Agricultura, Tereza Cristina, iniciaram estudos para avaliar o potencial de exploração de reservas de potássio, cálcio e magnésio no Mato Grosso e na Bahia. 

Praticamente todas as jazidas ficam próximas a áreas de plantio. 

Um amplo trabalho de zoneamento agrogeológico realizado pela Embrapa e pelo Serviço Geológico do Brasil/ CPRM foi apresentado à futura equipe da Pasta de Minas e Energia no último dia 4, em seminário fechado na sede do Ministério, em Brasília. 

O setor de fertilizantes é uma prioridade nacional que vai e volta há mais de quatro décadas. 

Já foi predominantemente de controle estatal, com a Vale e a Petrobras. 

Esta última deixou o segmento, regressou e agora mesmo flerta com a porta de saída novamente. 

Nesse vai e vem, tudo continua como dantes. Desde a década de 90, com as privatizações no setor, o grau de concentração da indústria tem se acentuado cada vez mais. 

Apenas quatro empresas – Mosaic, Yara, Fertipar e Heringer – dominam 70% da produção de fertilizantes e consequentemente controlam os preços do mercado. 

Ao mesmo tempo, o déficit comercial do país no setor segue nas alturas. 

O Brasil importa 95% do potássio, 83% do nitrogênio e 60% do fosfato utilizados no mercado doméstico. 

Fonte: Relatório Reservado (Negócios & Finanças) N 6.014 -- REENVIADO POR ARMANDO MATIELLO.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Cesar Sandri Mineiros - GO

    O projeto de exploração de k no Brasil está sendo feito desde 2013 .por grupos canadenses na Amazonia .Bolsonaro é um fake que está se aproveitando de um projeto que já está aí a algum tempo.

    22
    • Elmo Sanches Flumignan Londrina - PR

      E desde 2013, já produziram quanto?

      0
  • James Manfio Uitdewilligen Redenção - PA

    A exploração de jazidas de potássio, cálcio e magnésio é uma questão de soberania nacional, são inumeros os benefícios para o nosso País. Até que enfim alquem se preocupando com o Pais.

    0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Alguém que não vai aceitar propina de empresas para não explorar.

      0