Importação de petróleo do Irã pela Ásia atinge em novembro menor nível em 5 anos

Publicado em 28/12/2018 10:23

Por Florence Tan e Yuka Obayashi

CINGAPURA/TÓQUIO (Reuters) - As importações de petróleo iraniano por grandes compradores na Ásia atingiram o menor patamar em mais de cinco anos em novembro, em meio às sanções dos Estados Unidos às exportações do Irã no mês passado, mostraram dados do governo e de rastreamento de navios.

A China, a Índia, o Japão e a Coreia do Sul importaram no mês passado cerca de 664.800 barris por dia (bpd) do Irã, segundo os dados, com queda de 12,7 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A Coreia do Sul reduziu as importações para zero pelo terceiro mês em novembro, enquanto o Japão fez o mesmo. As importações de novembro pela Índia caíram cerca de 40 por cento em relação a outubro, segundo os dados.

As importações de petróleo iraniano pela Ásia devem subir a partir de dezembro, depois que os Estados Unidos concederam a oito países isenções nas sanções por 180 dias.

As importações de petróleo iraniano da China se recuperaram para perto de 390.000 bpd em novembro, ante 247.000 bpd em outubro, que foi a mais baixa em mais de cinco anos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street tem ganhos semanais com investidores digerindo rali
Impacto fiscal de medidas de apoio ao RS está em R$13,4 bi, valor deve aumentar
Dólar cai ante real com declarações de Campos Neto e influência externa
Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales
Medidas de compensação da desoneração serão anunciadas na semana que vem, diz Haddad