China corta cotas de importações de petróleo nas primeiras licenças para 2019

Publicado em 02/01/2019 11:20

LOGO REUTERS

Por Florence Tan e Meng Meng

CINGAPURA/PEQUIM (Reuters) - A China emitiu seu primeiro lote de cotas de importação de petróleo para 2019 nesta quarta-feira, em volume menor que o mesmo lote há um ano, embora as expectativas sejam de que os volumes subam ainda neste ano.

O Ministério do Comércio concedeu cotas totalizando 89,84 milhões de toneladas a 58 empresas em suas primeiras concessões para 2019, segundo quatro fontes com conhecimento direto do assunto e documentos vistos pela Reuters nesta quarta-feira.

O montante está abaixo dos 121,32 milhões de toneladas emitidos no primeiro lote de licenças para 2018, embora as fontes tenham dito que Pequim pode aumentar o volume total para 2019 em um segundo lote de cotas no fim deste ano.

Cotas de importação mais baixas podem sinalizar a desaceleração do crescimento da demanda de petróleo no primeiro semestre de 2019 na China, maior importador de petróleo do mundo e segundo maior consumidor de petróleo.

"O mercado, em geral, não tem uma perspectiva otimista para as importações. Acho que a queda na cota poderia significar reduzir o crescimento das importações de petróleo da China no primeiro semestre", disse Zhou Guoxia, analista de petróleo da consultoria JLC.

As refinarias privadas, também conhecidas como "bules", receberam cotas para 70,65 milhões de toneladas de importações, mais de 20 por cento abaixo do primeiro lote de cotas emitidas no ano passado, segundo os documentos e os dados da Reuters.

(Reportagem de Florence Tan em Cingapura e Meng Meng em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário