Ernesto Araújo: as citações pop do discurso do Ministro das Relações Exteriores

Publicado em 03/01/2019 10:14
Versos de Renato Russo e Raul Seixas, série espanhola 'El Ministerio del Tiempo', filme de 1972 'Independência ou morte' e outras referências culturais foram feitas no discurso.

O discurso de posse de Ernesto Araújo, novo Ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro (PSL), citou várias músicas, escritores, filmes, séries e outras referências da cultura pop nesta quarta-feira (2). Veja a lista:

"El Ministerio del Tiempo" - A série de televisão produzida pela emissora espanhola TVE já teve três temporadas, entre 2015 e 2017, e ainda tem mais uma confirmada para este ano. Há dois anos, tem distribuição mundial pela Netflix. É uma "ficção histórica": governantes espanhóis de diversas épocas viajam no tempo para evitar que a história do país seja modificada por aventureiros.

Contexto: Ele recomendou a série durante o discurso e completou: "Eu diria que o Itamarty, em certo sentido, não é só o Ministério das Relações Exteriores, mas também o Ministério do Tempo. Como talvez nenhuma outra instituição no Brasil, nós temos a responsabilidade de proteger e regar este tronco histórico multisecular por onde corre a seiva da nacionalidade".

"Independência ou morte" - O filme de 1972, dirigido por Carlos Coimbra, reencena a independência do Brasil de Portugal. Tarcísio Meira é Dom Pedro 1º e Glória Menezes é a Marquesa de Santos.

Contexto: Ernesto falava sobre memória da História do Brasil e de seus heróis, e disse que assistiu o filme aos cinco anos "maravilhado". Ele também falou da emoção de ver o quadro da coração de Dom Pedro 1º e o do grito do Ipiranga no prédio do Itamaraty.

Confira a notícia na íntegra no site do G1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário