Diretor-geral da OMC elogia discurso de novo chanceler e defende mudança em sistema multilateral

Publicado em 03/01/2019 17:20

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, elogiou nesta quinta-feira o discurso do novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e defendeu mudanças no sistema multilateral mundial, após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro .

Azevêdo disse que não só o Brasil, mas outros países-membros da OMC têm feito críticas ao sistema multilateral e disse que a organização tem feito sua autocrítica. Ele também classificou de "franca" e "produtiva" a conversa com Bolsonaro e disse não ver na cabeça do presidente e dos membros da sua equipe o que chamou de "falsa dicotomia" entre o bilateralismo e o multilateralismo.

Em discurso na cerimônia de transmissão de posse no Ministério de Relações Exteriores na quarta-feira, Araújo criticou a atuação recente do Itamaraty e fez vários ataques ao globalismo e à ordem global, defendendo que o Brasil não pode mais se contentar em ser um "bom aluno na escola do globalismo" e que não assumiu o posto para "trabalhar pela ordem global".

"Aqui é o Brasil e não tenham medo de ser Brasil", disse o novo chanceler.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética