População da China deve atingir pico de 1,44 bilhão em 2029

Publicado em 05/01/2019 19:07

XANGAI (Reuters) - A população chinesa deve chegar a 1,442 bilhão de pessoas em 2029 e começar um longo período de declínio “imparável” em 2030, disseram acadêmicos do governo em um estudo.

O país mais populoso do mundo agora precisará criar políticas públicas para lidar com a queda da força de trabalho e o rápido envelhecimento da população, de acordo com o resumo da última edição do “Livro Verde da População e do Trabalho”, publicado na sexta-feira pela Academia Chinesa das Ciências Sociais.

O crescimento da população trabalhadora estagnou, disse o estudo, e o maior número de idosos terá um importante impacto no desenvolvimento social e econômico do país, especialmente se as taxas de natalidade continuarem baixas.

“Em tese, o declínio populacional de longo prazo, especialmente quando é acompanhado por um contínuo envelhecimento da população, deve causar consequências sociais e econômicas desfavoráveis”, informou o estudo.

A população da China deve cair para 1,36 bilhão até o meio do século, o que pode significar um declínio na força de trabalho da ordem de 200 milhões de pessoas. Se as taxas de natalidade continuarem nos patamares atuais, a população deve chegar a 1,17 bilhão em 2065.

Em 2016, a China decidiu flexibilizar o polêmico controle de natalidade e permitir que todos os casais tenham dois filhos. Ainda assim, a taxa de natalidade em 2017 caiu 3,5 por cento, e deve ocorrer o mesmo com os dados do ano passado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EUA e China realizarão reuniões sobre clima em Washington no próximo mês
Wall St cai com dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed
Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de reforma econômica de Milei
Ibovespa recua com cautela em véspera de feriado que terá decisão do Fed
Wall St abre em baixa após dados de custos trabalhistas e antes de decisão do Fed