Indicador antecedente de emprego no Brasil fica estável em dezembro, diz FGV

Publicado em 09/01/2019 07:29

SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) terminou o ano com estabilidade em dezembro, sem dar uma sinalização clara sobre o futuro do emprego em 2019, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro, o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, ficou estável em relação a novembro, permanecendo em 97,0 pontos.

"O Indicador Antecedente do Emprego (IAEmp) manteve-se estável após ligeira recuperação no mês anterior, fechando o ano sem uma sinalização clara para os rumos do emprego em 2019", explicou a coordenadora das sondagens da FGV/Ibre, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

O Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, também ficou inalterado em dezembro, em 98,9 pontos.

"O resultado sinaliza que, livre de influências sazonais, a taxa de desemprego continua caindo muito lentamente", completou Viviane.

O número de desempregados no Brasil chegou a pouco mais de 12 milhões no trimestre encerrado em novembro, com a oitava queda seguida da taxa de desemprego, para 11,6 por cento, dando continuidade a uma recuperação lenta do mercado de trabalho, ainda que marcada pela informalidade recorde.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética