Ministro da Defesa diz que militares devem ter regime de aposentadoria diferenciado

Publicado em 09/01/2019 17:00 e atualizado em 09/01/2019 18:02

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Defesa, general da reserva Fernando Azevedo e Silva, defendeu nesta quarta-feira que a carreira militar precisa de um "regime diferenciado" e tem peculiaridades próprias, enquanto o novo comandante da Marinha, Ilques Barbosa Júnior, afirmou que a discussão sobre mudança da idade mínima precisa ser analisada com cuidado.

Em seu discurso na troca de comando, Azevedo e Silva usou o momento de elogiar o antecessor de Barbosa Júnior, o almirante de esquadra Eduardo Leal Ferreira, para tratar da Previdência, afirmando que o almirante foi "incansável no esforço de comunicar as peculiaridades" da carreira militar, que qualificou como diferente das demais, "fundamentando a necessidade de um regime diferenciado, visando assegurar o adequado amparo social aos militares das Forças Armadas e seus dependentes."

Mais tarde, questionado sobre se seria razoável estabelecer uma idade mínima para os militares, o novo comandante da Marinha afirmou que este é um tema importante para as forças porque os militares precisam de "higidez física".

"Nós não estamos fechados em nenhum assunto, como é a determinação do ministro da Defesa. Queremos contribuir ainda mais para o nosso país. Mas temos que verificar com cuidado. Não sei se é razoável, adequado, ou exequível", afirmou, defendendo ainda que algumas áreas precisam de diferenciação física, enquanto outras, como médicos e enfermeiros, não. "É um tema que precisa ser trabalhado com cuidado."

Governo deve fazer auditoria em 2 milhões de benefícios da Previdência, diz Marinho

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quarta-feira que até 2 milhões de benefícios previdenciários deverão ser auditados por terem indícios de irregularidades, dentro do escopo da medida provisória antifraude que deve ser assinada até segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro.

"Há 2 milhões de benefícios que precisam ser auditados porque há algum indício de ilicitude. Não significa que sejam ilícitos, por isso há a necessidade de ser feito uma espécie de mutirão para zerar esse estoque. Isso por si só pode significar uma economia significativa", disse Marinho ao deixar uma reunião com Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Esta semana, Guedes afirmou que a economia com as medidas pode ficar entre 17 e 20 bilhõe de reais. Marinho confirma que a economia será na "casa dos bilhões" e pode chegar aos valores tratados pelo ministro, mas preferiu não dar números. Segundo ele, simulações ainda estão sendo feitas para fechar esses dados.

De acordo com o secretário, relatórios anteriores do Tribunal de Contas da União mostram uma incidência de 16 a 30 por cento de fraudes nos benefícios pagos pela Previdência.

A MP, que já foi apresentada ao presidente e está em fase de análise jurídica pela Casa Civil, prevê cerca e 18 ações diferentes de combate à fraude e também para endurecer a concessão de determinados benefícios.

Entre elas, alterações nas normas do auxílio-reclusão, pagas a família de presos, que passam a exigir uma contribuição de pelo menos um ano ao INSS para garantir o benefício. Em outro caso, o das pensões por morte, será necessário apresentar um documento de união estável para obter a pensão, e não mais apenas provas testemunhais.

Marinho confirmou ainda que será pago um bônus aos servidores do INSS para que trabalhem para encontrar as irregularidades e que esse abono servirá como estímulo para que os fiscais se mantenham na ativa mesmo tendo idade para aposentadoria.

Enel abre plano de demissão voluntária na ex-Eletropaulo

SÃO PAULO (Reuters) - A italiana Enel abriu um plano de demissão voluntária em sua subsidiária de distribuição de energia no Estado de São Paulo, a antiga Eletropaulo, adquirida pela companhia no primeiro semestre do ano passado.

O chamado Programa de Saída Voluntária (PSV) receberá adesões até 17 de janeiro e poderão aderir colaboradores com mais de oito anos de empresa ou com idade superior ou igual a 55 anos, segundo duas fontes familiarizadas com a empresa e um documento interno da Enel ao qual a Reuters teve acesso.

Uma das fontes disse que o universo de elegíveis ao plano na elétrica é de cerca de 3 mil empregados e que até o momento houve cerca de 180 adesões.

Em documento interno, a Enel disse aos colaboradores que a análise e aprovação das adesões ao programa "ficará a critério discricionário" da companhia, que poderá definir "seus critérios de escolha/validação" dos profissionais.

"As adesões serão limitadas ao orçamento disponível para o programa", acrescentou a companhia no documento, sem comentar valores.

Em nota, a Enel confirmou ter lançado o programa de demissão voluntária em dezembro e que "aqueles que são elegíveis para este programa receberão benefícios adicionais além dos previstos por lei".

A companhia oferece aos que aderirem ao plano direitos legais, como férias vencidas e folgas adquiridas, além de 40 por cento dos depósitos do FGTS e indenização de 50 por cento do salário base acrescido de adicional de periculosidade por ano de trabalho. O valor máximo será de 10 salários base a serem pagos juntamente com as verbas rescisórias.

Os pagamentos serão feitos em até 10 dais corridos após a rescisão e os empregados aceitos no programa ainda terão direito a seis meses de plano médico e odontológico e vale-refeição e alimentação.

A Enel fechou a compra do controle da Eletropaulo em junho do ano passado por 5,55 bilhões de reais, tendo posteriormente ainda ampliado a participação na companhia com novas compras de ações. A companhia alterou o nome da distribuidora para Enel Distribuição São Paulo em dezembro passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário