Fraqueza dos preços ao produtor na China levanta perspectiva de mais estímulo

Publicado em 10/01/2019 06:23 e atualizado em 10/01/2019 07:00

LOGO REUTERS

Por Yawen Chen e Kevin Yao

(Reuters) - Os preços ao produtor na China avançaram em dezembro no ritmo mais fraco em mais de dois anos, um sinal preocupante de riscos deflacionário que podem levar Pequim a adotar mais políticas de suporte para ajudar a estabilizar a economia.

A inflação ao consumidor também desacelerou na comparação com o ano anterior devido aos preços mais baixos de itens não alimentícios, mostraram nesta quinta-feira dados da Agência Nacional de Estatísticas, abaixo das expectativas do mercado e da meta de Pequim.

Analistas dizem que os preços fracos levantam a possibilidade de mais medidas de estímulo embora o banco central da China tenha reduzido a taxa de compulsório dos bancos em janeiro, o quinto corte em um ano.

A desaceleração na demanda doméstica amplia a lista de preocupações econômicas para a China, que enfrenta uma guerra comercial com os Estados Unidos, seu maior parceiro comercial.

O índice de preços ao produtor, medida dos preços que as empresas recebem por seus bens e serviços, subiu 0,9 por cento em dezembro sobre o ano anterior, abaixo da projeção mais baixa em pesquisa da Reuters com 35 economistas, cuja mediana era de 1,6 por cento. Em novembro, o índice havia avançado 2,7 por cento.

Na comparação com novembro, o índice caiu 1 por cento, maior queda desde janeiro de 2015.

O índice de preços ao consumidor avançou 1,9 por cento em dezembro sobre o ano anterior, contra 2,2 por cento em novembro e abaixo da expectativa de avanço de 2,1 por cento. A meta do governo é de 3 por cento.

Na comparação mensal, houve estabilidade no índice de preços ao consumidor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário