Noruega reduz previsão e vê produção de petróleo em 2019 em mínima de 30 anos

Publicado em 10/01/2019 10:37

Por Nerijus Adomaitis

STAVANGER, Noruega (Reuters) - A produção de petróleo da Noruega em 2019 será menor que o estimado anteriormente e atingirá o menor nível em três décadas, disse o Diretório Norueguês de Petróleo (NPD, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

O investimento no país, maior produtor de petróleo da Europa Ocidental e segundo maior produtor de gás da Europa atrás da Rússia, cresceu após uma queda devido à derrocada dos preços do petróleo entre 2014 e 2016.

Apesar disso, no entanto, a produção de petróleo em 2018, de 86,2 milhões de metros cúbicos, ou 542 milhões de barris, ficou abaixo da estimativa de 90,2 milhões de m³ feita anteriormente, segundo o diretório.

O regulador adicionou que a produção em 2019 deve atingir 82,2 milhões de m³, ante previsão anterior de 87,2 milhões de m³.

O chefe do NPD, Bente Nyland, disse à Reuters que os resultados do ano passado ficaram aquém das estimativas e que a projeção deste ano foi cortada devido ao atraso no início da operação de alguns campos e dificuldades de produção em diversos outros.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA