Queda de torres de transmissão tira de operação linhão de Belo Monte, diz ONS

Publicado em 16/01/2019 06:46

LOGO REUTERS

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A queda de três torres em um linha de energia que leva do Norte ao Sudeste do país a produção da hidrelétrica de Belo Monte deixou indisponível o empreendimento de transmissão, operado pela Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), uma parceira entre a chinesa State Grid e a estatal Eletrobras.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse em nota que o linhão saiu de operação às 22h58 do domingo e que vem "tomando as medidas operativas necessárias para garantir a continuidade do suprimento de energia no país" sem a estrutura, que tem mais de 2 mil quilômetros de extensão entre o Pará e Minas Gerais.

"No dia 14 de janeiro, após inspeção inicial da BMTE, o ONS foi informado pelo agente da queda de três torres desse sistema de transmissão, na divisa dos municípios de Ipameri e Catalão, no Estado de Goiás."

A causa da queda das três torres ainda está sendo avaliada, segundo o ONS, mas havia relatos de "vendaval na região no horário da queda".

O operador do sistema disse que não chegou a haver interrupção do suprimento devido ao problema e que entre as medidas para garantir a continuidade do serviço estão o acionamento de geração térmica adicional e despacho maior de outras usinas hidrelétricas.

Procurada, a State Grid disse, sobre a queda das torres da BMTE, que "informações preliminares indicam que houve um forte vento naquela área e que o acidente foi causado pelo mau tempo".

A companhia afirmou ainda que os reparos nas torres "serão finalizados no próximo final de semana".

Uma fonte disse que houve queda de torres ainda em um segundo linhão que ajudará a conectar Belo Monte ao sistema, esse em obras e sob responsabilidade também da State Grid, por meio da controlada Xingu-Rio (XRTE).

"Da XRTE foram três torres em Minas Gerais", disse a fonte, que falou sob a condição de anonimato porque não tem autorização para conversar com a imprensa.

O ONS não tem informações sobre as torres da XRTE, porque o empreendimento ainda não está em operação, o que é previsto atualmente para junho. A State Grid também não comentou de imediato sobre impactos nas obras da XTRE.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário