Chanceler argentino diz que acordo entre Mercosul e UE está perto de ser fechado

Publicado em 16/01/2019 13:01

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro de Relaciones Exteriores de Argentina, Jorge Faurie, afirmou nesta quarta-feira que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia está muito próximo de ser fechado, em rápida declaração à imprensa no Palácio do Planalto, durante visita do presidente Argentino, Mauricio Macri.

“Estamos trabalhando para fechar em conjunto as negociações entre Mercosul e União Europeia que estão em fase final”, disse.

O ministro argentino disse que é preciso continuar trabalhando em outros temas e citou como prioridade o Mercosul. Segundo ele, Brasil e Argentina estão trabalhando e comprometidos com a situação da Venezuela.

Mais cedo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que membros do governo brasileiro e argentino debateram nesta quarta-feira um "novo olhar" para o Mercosul, em meio a discussões que seguem em curso sobre eventuais flexibilizações no bloco sul-americano.

A reunião ocorreu no Ministério da Economia, com a presença do chefe da pasta, Paulo Guedes, e demais membros da equipe econômica, além de seus pares do país vizinho, como os ministros argentinos da Fazenda, Nicolás Dujovne, e da Produção e Trabalho, Dante Sica.

VENEZUELA

Em linha com as declarações do presidente Maurício Macri, Jorge Faurie disse que o único poder constituído na Venezuela é a Assembleia Nacional. Questionado se Maduro tem de sair, ele afirmou que o povo venezuelano tem que decidir.

"Não posso me colocar como porta-voz do presidente brasileiro, mas há uma coincidência que queremos defender, liberdade e democracia e que Venezuela recupera sua democracia", destacou.

O chanceler argentino disse ainda que convidou Bolsonaro a visitar o país e espera que dentro dos próximos meses esse encontro seja realizado. Afirmou que houve ainda conversas sobre cooperação nuclear para fins pacíficos.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário